domingo, 3 de abril de 2011

Caminhada Agita Mundo leva centenas de pessoas às ruas de São Paulo

Mônica Alves/ AE


Cerca de 10 mil pessoas, segundo a PM, participaram de uma caminhada, em várias ruas do bairro Jardins, zona oeste de São Paulo, para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física neste domingo. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deu início à caminhada, que saiu de uma rua atrás do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e seguiu até a Assembleia Legislativa.

O evento, chamado de Agita Mundo, surgiu em São Paulo e desde 2002 foi adotado pela Organização Mundial de Saúde como referência de promoção à saúde. Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é incentivar a população a fazer 30 minutos de atividades físicas por dia, cinco dias por semana.

"É muito importante a ginástica, o alongamento, a caminhada e o exercício físico. A melhor coisa para a saúde é mexer o corpo", afirmou Alckmin. "No corpo humano, 70% é água e água parada estraga. Então, é muito importante esse hábito de se movimentar e de fazer boas caminhadas".

Victor Matsuto, médico e coordenador do Agira Mundo, comemora a grande mobilização contra a falta de atividade física. "O sedentarismo mata 3,2 milhões de pessoas em todo o planeta. E, antes de matar, é um inferno: deixa as pessoas diabéticas, hipertensas, com colesterol alto", disse.

Segundo ele, a atividade física diária ajuda a prevenir várias doenças, tais como a osteoporose, hipertensão, o infarto do miocárdio e, "principalmente, a falta de humor".

Bastante animado, Pedro Gomes, 72 anos, apitava para agitar os amigos na concentração da caminhada. "Essa caminhada é muito boa. É bom para incentivar a 'velharada' a caminhar", disse, rindo. Gomes é da cidade de São Miguel Paulista (SP) e participa do Agita Mundo há seis anos.

A pensionista Maria José Sena Rosa, 74 anos, disse que a caminhada é boa para a autoestima. Ela diz fazer alongamento, ginástica e academia. Perguntada sobre como se sente após fazer tantos exercícios durante a semana, ela responde: "Dez, dez, dez".

José Mário, de 45 anos, levou a família toda para participar da caminhada. Acompanhado por um dos filhos pequenos, a esposa, a cunhada e sobrinhas, ele disse que a prática de exercícios físicos é importante para a saúde e também para aliviar a tensão do trabalho. "Geralmente à tarde eu ando um pouquinho, quando chego do serviço e isso me distrai. Tira um pouco da tensão do trabalho."

Bastante animado, Pedro Gomes, de 72 anos, apitava para agitar os amigos na concentração da caminhada. "Essa caminhada é muito boa. É bom para incentivar a 'velharada' a caminhar", disse ele, rindo, à Agência Brasil. Gomes é da cidade de São Miguel Paulista (SP) e participa do Agita Mundo há seis anos.

A pensionista Maria José Sena Rosa, que há dois dias completou 74 anos, disse que a caminhada é boa para a autoestima. Ela diz fazer alongamento, ginástica e academia. Perguntada sobre como se sente após fazer tantos exercícios durante a semana, ela responde: "Dez, dez, dez".

Nenhum comentário:

Postar um comentário