Jornalista Joelina Cândida Alves Quem chega à Vila Olímpica do Mato Alto, Jacarepaguá, Rio de Janeiro – RJ se impressiona com a quantidade de alunos procurando a Profª. de Ginástica Claudia Damásio França. Seus alunos estão em toda parte e o número de interessados em se matricular cresce a cada dia. Se dissessem para Claudinha (como é carinhosamente tratada) assim que entrou na Vila, em 2010, que em um ano ela seria a sensação da vila, era bem capaz de a professora duvidar. Graças a seu talento ela caiu no gosto dos alunos e virou sucesso absoluto no Mato Alto.
Para os alunos, a corrida do culto ao corpo e a qualidade de vida moderna é puxada pelo bom desempenho de cada aula. Todos são cariocas que pretendem fazer bonito no próximo verão. Contudo, nunca a vila viu surgir tantos alunos com o mesmo interesse, as aulas da Claudia.
O sucesso da professora surpreende até os outros colegas de sua área. Em "Entrevista Exclusiva" do Jornal 24 Horas Online desta semana, os alunos irão conhecer um pouco mais sobre a querida professora.
Jornal 24 Horas Online - Qual é a sua formação Acadêmica?
Cláudia Damasio França - Entrei na UFRJ em 1979 e finalizei a faculdade de Educação física em 1981, naquela época dava para fazer em três anos. Entrei na faculdade com 16 anos então com 19 já estava formada e trabalhando. Montei uma sala de ginástica nos fundos da casa dos meus pais na Tijuca, que é uma casa antiga porém espaçosa. Dois anos depois me casei e fui morar em Brasília por dois anos, lá trabalhei no Colégio Militar, em outras escolas menores e joguei vôlei profissionalmente.
Jornal 24 Horas Online – E depois de Brasília?
Cláudia Damasio França - Depois voltei para o Rio de Janeiro e fiz dois concursos para a prefeitura, onde estou até hoje. Trabalhei também em vários colégios particulares aqui e me aposentei pelo particular. Na prefeitura já estou de Licença especial para me aposentar em uma das matrículas e na outra felizmente em 2007 passei no concurso para trabalhar na Vila Olímpica do Mato Alto, onde comecei em 2010. Antes desse concurso só trabalhava na vila quem era indicado ou "peixe" de alguém.
Jornal 24 Horas Online - Onde você nasceu? Cláudia Damasio França - Nasci no Rio mesmo, no hospital de Marinha, pois meu pai é militar. Depois que voltei para o Rio tive dois filhos: Andressa que hoje está com 24 anos e Pedro com 22. Andressa é oficial da Marinha e acaba de passar no concurso para prático, ela sempre foi muito determinada no que queria. Pedro está cursando o terceiro ano de Engenharia Civil e está fazendo curso para tentar concurso público. Foi arranjar uma namorada com o meu nome: Cláudia Maria, isso é que é complexo de Édipo!!!
Jornal 24 Horas Online – E a sala de ginástica?
Cláudia Damasio França - Depois que fechei a sala de ginástica não voltei mais para essa área pois nessa época não valia à pena financeiramente, trabalhei apenas esses anos todos em escolas. Particulares onde meus filhos estudaram a vida toda gratuitamente, o que me ajudava muito financeiramente pois me separei do pai deles em 1997.
Jornal 24 Horas Online - Fale um pouco mais sobre a Professora Claudinha?
Cláudia Damasio França - Sempre trabalhei em vários lugares durante os anos, teve um ano que me superei e dei aula em sete escolas (coisa de maluco!). Trabalhei durante 30 anos com criança e isso desgasta muito, só quem está dentro de escola que entende o que estou dizendo. Trabalhar com vocês para mim está sendo um presente maravilhoso, o retorno e o carinho de vocês não tem preço. Como te falei anteriormente foi num período que eu precisava muito. Por isso esses agradecimentos e reconhecimento que recebo de vocês são recíprocos. Vocês não têm idéia de como me ajudaram a manter a minha decisão.
Jornal 24 Horas Online – E a sua relação com a Equipe Master de Vôlei?
Cláudia Damasio França - Além disso sou jogadora de vôlei, jogo desde os meus 15 anos e depois de velha comecei a jogar os campeonatos de máster e nunca mais parei, apesar de ter operado o joelho 4 vezes. Tive que abandonar a quadra e passei a treinar dupla de praia. Foi nesta modalidade que no ano passado fui campeã brasileira e este ano vice-campeã. Deus sempre sabe o que faz, acho que não conseguiria chegar e esse título jogando na quadra. Não consigo ficar sem fazer atividade física, já faz parte da minha vida. A musculação(que não gosto muito)terei que fazer pelo resto da vida para manter o joelho bom para jogar meu vôlei.
Jornal 24 Horas Online - Como foi o início de sua trajetória profissional através da Educação Física?
Cláudia Damasio França - Alguns amigos e até parentes dizem que "puxo a sardinha" muito para o meu lado, mas acredito mesmo que todas as pessoas deveriam fazer uma atividade física assim como escovam os dentes, comem, dormem... Por isso acho que cada um deve escolher algo que goste, não importa se é uma atividade mais calma, o mais importante é que você tenha prazer de fazê-la e não se sinta na obrigação como já temos tantas coisas na vida.
Jornal 24 Horas Online - Como você avalia a importância da ginástica na vida de qualquer pessoa? Cláudia Damasio França - Não vou ser hipócrita de dizer que um corpo malhado não é bonito, mas a essa altura da vida a saúde é muito mais importante. Pessoas que fazem atividade física são bem mais dispostas, ativas e bem humoradas. Tenho tido muito retorno na vila exatamente disso que estou falando e é muito bom saber que apesar de estar quase me aposentando ainda consigo melhorar a qualidade de vida de algumas pessoas.
Jornal 24 Horas Online - Não há quem não goste da Claudinha. De onde vem todo esse carisma?
Cláudia Damasio França - Complicado falar desse "carisma". Engraçado que meu ex-marido falava uma frase parecida com essa. Todo mundo gosta de você e até quando brigamos os meus amigos ficam do seu lado. Procuro tratar todas as pessoas bem pois nunca sabemos por qual batalha ela está passando naquele momento da sua vida. Tento estar sempre de alto astral e de bem com a vida, confesso que por determinadas vezes é bastante difícil pois não tive nada de "mão beijada" , sempre lutei por tudo, mas aí eu choro mesmo pois tudo sempre na minha vida foi muito intenso, nunca vivi uma vida em "banho-maria". E acredite tenho tudo registrado em anotações faço diário desde os meus 13 anos. É muito bom reler tudo que você já viveu. Como meus filhos falam: Mãe você é de outro planeta. Ninguém ama mais desse jeito, ninguém escreve sua própria história, ninguém quer fazer tudo por todos ao mesmo tempo, seu dia tinha que ter mais de 24hs.
Jornal 24 Horas Online - Quando não está dando aula de ginástica como costuma ocupar as horas vagas?
Cláudia Damasio França - Bom como já falei anteriormente adoro jogar vôlei, mas gosto também de estar com os amigos e com a minha família que é enorme. Tento sempre reunir todos os meus amigos pelo menos uma vez por ano e sou sempre eu que promovo esses encontros. Mantenho contato com pessoas que conheci aos 10 anos. Tenho mais de 30 primos e nos vemos sempre e é isso muito bom.
Jornal 24 Horas Online – Como é seu Estilo de Vida?
Cláudia Damasio França - Tenho uma vida muito simples e sempre tive que lutar para conseguir as coisas. Gosto de praia, de vida ao ar livre, de viajar (não tive muito tempo durante minha vida para isso mas agora vou ter). Não tenho que reclamar de nada na minha vida. Tive dois casamentos um de 15 anos e outro de 10. Vivi ambos intensamente, tenho lembranças maravilhosas e fui muito feliz, mas as coisas acabam.
Jornal 24 Horas Online - E o seu trabalho na Vila Olímpica do Mato Alto? Cláudia Damasio França - Sei que não sou muito parâmetro para as pessoas da minha idade. Ainda sonho em encontrar um companheiro (isso é muito pessoal). Sei que hoje em dia não é tarefa fácil. Não sou da noite e nem uma mulher moderna aí complica. Mas esse é o sonho da minha vida: uma vida à dois em paz, um amor incondicional, alguém para poder contar e envelhecer... Li um pensamento muito bom sobre isso, aliás, eu leio muito livro de mensagens e auto-ajuda, adoro! Que o ser humano passa a vida correndo atrás de dinheiro e sucesso mas que no fundo todos querem alguém para amar, cuidar e ser feliz.
Jornal 24 Horas Online - E os sonhos, tem alguns?
Cláudia Damasio França - Atualmente estou realizando um dos meus sonhos que era construir minha casa. Eu, Andressa, Pedro e minhas duas cachorrinhas (maltês- Gostosinha e Docinho) estamos morando num quitinete de 15metros quadrados (acredite se quiser!?) enquanto fazemos a obra pois compramos uma casa de vila bem velhinha e colocamos abaixo. Você não imagina o que é morar desse jeito, parece que estamos acampados. Não tem armários, não tem fogão, nem máquina de lavar. Não está sendo fácil, mas o pior já passou.
Jornal 24 Horas Online – E a casa como será depois de pronta?
Cláudia Damasio França - Construímos três andares pois o terreno não era muito grande, mas está ficando lindinha. Pela primeira vez cada um terá o seu próprio quarto e teremos também um terraço para reunir os familiares e amigos. Estamos nessa luta há mais de 18 meses, mas se Deus quiser estaremos na casa nova antes do Natal.
Jornal 24 Horas Online - Como é lidar com o sucesso que está fazendo na Vila Olímpica?
Cláudia Damasio França - Particularmente não gosto muito da palavra sucesso. Prefiro acreditar que estou conseguindo ajudar e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas com quem convivo, amigos ou alunos. "Se pudéssemos ter a consciência do quanto a nossa vida é passageira, não jogaríamos fora as oportunidades que temos de ser e fazer os outros felizes." Mensagem Musical de Saudades |