sexta-feira, 20 de maio de 2011

Viradão Carioca vai ter mais de 300 atrações e começa nesta sexta-feira



Lulu Santos
Escolas de Samba

Depois de adiado por uma semana, em decorrência das fortes chuvas que assolaram o estado do Rio, o Viradão Carioca começa nesta sexta-feira (23). O evento terá palcos fixos em quatro favelas, além de estruturas itinerantes. Entre as mais de 300 atrações estão shows com os cantores Lulu Santos, Marcelo D2, Preta Gil e Cidade Negra. Ao todo, serão 54 horas de atividades, como teatro, concertos, exposições, cinema e circo. Todas gratuitas.


A lista de shows tem ainda Dona Ivone Lara, Jorge Ben Jor, Martinho da Vila, Mart'nália, Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Sérgio Loroza, Jards Macalé, Jorge Mautner, Falamansa, Casuarina, Elba Ramalho e Orquestra do Bola Preta. Na quadra da escola de samba Vila Rica, na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul, terá circuito cultural com DJs e MCs.

Dez palcos ao ar livre

Este ano, o Viradão terá dez palcos ao ar livre, sendo os dois maiores montados na Praça XV, no Centro, e em Rio das Pedras, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Haverá ainda quatro palcos médios na Cinelândia, no Centro, no Leme, na Zona Sul, na Praça do Ringue, em Santa Cruz, e no Piscinão de Ramos, no subúrbio.

A festa vai ter estrutura fixa também no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no Centro, e nas favelas Tavares Bastos, em Laranjeiras, na Zona Sul, e da Maré, em Bonsucesso, no subúrbio. Os bairros da Penha, Vila Isabel e Méier vão contar com o Palco Sobre Rodas, que fará um circuito itinerante do evento. Na Barra da Tijuca, na Zona Oeste evento vai ter ainda um lual.

Solidariedade


"O Viradão já entrou para o calendário da prefeitura. Queremos levar toda a diversidade artística para as ruas do Rio. Ano passado abrimos o show em Bangu com música clássica e levamos o Dicró para o Leblon. Esse é o espírito", disse a secretária, que conseguiu reforço nos efetivos da CET-Rio, Rioluz, Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde e na Fundação Parques e Jardins. De acordo com ela, o gasto previsto da prefeitura com o evento é de cerca de R$ 3,1 milhões.

A festa vai ter também solidariedade, com vários pontos de arrecadação de donativos para os desabrigados da chuva espalhados pelo evento. Segundo a organização, os itens de maior necessidades são: leite em pó, fraldas descartáveis, material de limpeza , produtos de higiene pessoal, roupas e agasalhos. Isto não inviabiliza o recebimento de outros donativos.

Veja onde ficarão os palcos

PALCO PRAÇA XV
Localização: o palco será posicionado em frente à sede administrativa do Tribunal de Justiça, no Centro.
PALCO RIO DAS PEDRAS
Localização: o palco será posicionado na Avenida Engenheiro Sousa Filho, lote 10, s/nº, em Jacarepaguá.
PALCO CINELÂNDIA
Localização: o palco será posicionado na Praça Marechal Floriano, em frente ao Teatro Municipal, na Cinelândia, no Centro do Rio.
PALCO LEME
Localização: o palco será posicionado na Praça Almirante Julio de Noronha, próximo ao Forte Duque de Caxias, no Leme.
PALCO SANTA CRUZ
Localização: o palco será posicionado na Praça do Ringue, que fica na Rua Felipe Cardoso s/nº, em Santa Cruz.
PALCO PISCINÃO DE RAMOS
Localização: o palco será posicionado no Piscinão de Ramos, ao lado do Ciep 14 de Julho, na Avenid. Guanabara.
PALCO BARRA DA TIJUCA
Localização: o palco será posicionado na Avenida Sernambetiba (na praia), na altura do quiosque do Pepê, Barra da Tijuca.
PALCO PENHA (PALCO SOBRE RODAS)
Localização: o palco será posicionado na Praça do IAPI da Penha, entre a Rua Sta. Engracia e Rua Santo Emiliane.
PALCO VILA ISABEL (PALCO SOBRE RODAS)
Localização: o palco será posicionado na Rua Duque de Caxias com Bouvelard Vinte e Oito de Setembro, em frente ao Petisco da Vila.
PALCO MÉIER (PALCO SOBRE RODAS)
Localização: o palco será posicionado na Praça Agripino Grieco, S/N°, esquina com Rua Silvia Rabelo, no Méier.
QUINTA DA BOA VISTA (SEM PALCO)
Localização: dentro da Quinta da Boa Vista. Será utilizada a alameda de entrada que dá acesso ao Jardim Zoológico, com entrada pela Rua General Herculano Gomes.
PALCO MANGUEIRA (RIO DE CULTURA)
Localização: será posicionado na Rua Visconde de Niterói em frente à Quadra da Mangueira.
PALCO BARRA DE GUARATIBA (RIO DE CULTURA)
Localização: será posicionado na Estrada Roberto Burle Max em frente à ponte antiga do
Quartel.
PALCO SENADOR CAMARÁ (RIO DE CULTURA)
Localização: será posicionado na Rua Coronel Tamarindo ao lado direito da estação de trem de Senador Camará.
PALCO MANGUARIBA (RIO DE CULTURA)
Localização: será posicionado na Avenida Canal 2, esquina com Rua Dezessete, em Paciência, ao final tem uma bifurcação com uma praça.
LONA CULTURAL GILBERTO GIL
Localização: Av. Mal. Fontenele 5.000, em Realengo.
LONA CULTURAL JOÃO BOSCO
Localização: Av. São Felix 601, em Vista Alegre.
LONA CULTURAL ELZA OSBORNE
Localização: Estrada Rio do A,220, em Campo Grande.
LONA CULTURAL JACOB DO BANDOLIM
Localização: Praça Geraldo Simonard s/n°, Pechincha - Jacarepaguá.
LONA CULTURAL RENATO RUSSO
Localização: Parque Manuel Bandeira s/nº, Aterro do Cocotá, Ilha do Governador.
LONA CULTURAL HERMETO PASCOAL
Localização: Praça Primeiro de Maio s/n°, em Bangu.
LONA CULTURAL SANDRA DE SÁ
Localização: Rua 12 - Conjunto Guandú 1 s/n°, Quadra 219 - Santa Cruz.

Brasil no topo do surfe pela 1ª vez e Mineirinho vence no Rio


O campeão Mineirinho chora ao sair da água
Adriano de Souza, o Mineirinho, venceu o australiano Taj Burrow e se tornou o primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial. Nesta sexta-feira o Brasil alcançou pela primeira vez o topo do surfe mundial.

Adriano bateu o australiano Taj Burrow, terceiro melhor do mundo, na final da etapa do Rio do Mundial da modalidade. Além de ficar com o título, Mineirinho assumiu a liderança do ranking Mundial do surfe. É a primeira vez na história que um brasileiro lidera o ranking.

Ainda emocionado com a conquista o surfista foi cauteloso ao comentar a liderança: "Estou feliz com tudo isso. Sei que ainda é muito cedo pra pensar em título mundial, tem muitos surfistas bons no circuito, estamos só no início da temporada ainda.
Mas, estou feliz porque desde 13 de outubro de 2009 que não consigo vencer uma etapa, aliás, essa tinha sido minha única vitória, então ganhar aqui e liderar o ranking é realmente demais".
Apenas dois brasileiros ainda estavam na etapa final da competição: Raoni Monteiro e Adriano Souza. Raoni enfrentou o australiano Bede Durbidge e não conseguiu passar para as quartas, ficando 0.76 atrás de Bede na pontuação final.
Já Mineirinho conseguiu desbancar Owen Wright nas quartas. Na semifinal, Adriano vingou Raoni e eliminou Durbidge da competição com seis décimos de diferença na pontuação final. A grande final foi contra o terceiro melhor surfista do mundo, Taj Burrow, que vinha muito bem durante toda a etapa e tinha eliminado grandes surfistas como Bobby Martinez e Cory Lopez.
O australiano começou melhor na bateria e logo na primeira onda conseguiu uma nota 7. Adriano só passou à frente na terceira onda, com uma nota 8. Assim, manteve uma série de notas boas e acabou ficando com o título na etapa brasileira do Mundial de surfe.
Com este resultado, Mineirinho fica em primeiro no ranking mundial de surfe até a próxima etapa, que será realizada de 14 a 24 de julho em Jeffrey's Bay, na África do Sul.