quinta-feira, 24 de novembro de 2011

logoMM8_100

Racismo e sexismo na mídia: uma questão ainda em pauta

Rio de Janeiro, 29 de novembro a 1º de dezembro de 2011
Auditório do BNDES - Av. República do Chile, 330

Realização: Instituto Patrícia Galvão, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial, Fundação Ford e ONU Mulheres. Apoio: BNDES.

Assista à transmissão ao vivo por internet: acompanhe as exposições e participe dos debates acessando o link emhttp://www.agenciapatriciagalvao.org.br
Ao longo do evento serão postadas notícias via Twitter e Facebook.


PROGRAMAÇÃO

29 de novembro - 3ª feira

16h - Coquetel

17h - Mesa de abertura: Racismo e sexismo na mídia: uma questão ainda em pauta - Jacira Vieira de Melo (Instituto Patrícia Galvão); Luiza Bairros (ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial);
Tatau Godinho (subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Políticas para as Mulheres); Nilcéa Freire (representante da Fundação Ford no Brasil); Maya L. Harris (vice-presidente da Fundação Ford para o Programa de Democracia, Direitos e Justiça); Luciano Coutinho (presidente do BNDES)
     ONU Mulheres.

18h - Lançamento do Baobá – Fundo para Equidade Racial (Athayde Motta, diretor executivo);

18h30 - Apresentação dos resultados do Curso de Formação para Jornalistas sobre Gênero e Raça/Etnia (Valdice Gomes, coordenadora geral da Conajira/Fenaj).

19h - Homenagem à jornalista Lena Farias

30 de novembro - 4ª feira

9h - Mesa 1: Há uma cultura de negação do racismo e do sexismo na imprensa?
Luiza Bairros (ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial); Iriny Lopes (ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres)
Dennis de Oliveira (jornalista, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo). Debatedora: Conceição Freitas (jornalista e cronista do Correio Braziliense, ganhadora do mídia impressa da 1ª edição do Prêmio Abdias Nascimento)
 Coordenadora: Isabel Clavelin (assessora de comunicação da ONU Mulheres);

12h - Lançamento da publicação Imprensa e Agenda de Direitos das Mulheres: uma análise das tendências da cobertura jornalística
Realização: Secretaria de Políticas para as Mulheres, ANDI - Comunicação e Direitos e Instituto Patrícia Galvão;


14h30 - Mesa 2: Regulação democrática, direito à igualdade e respeito à diversidade de gênero e raça -  Bia Barbosa (jornalista, integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social); Sérgio Suiama (procurador de Justiça do Ministério Público Federal); Alexander Patez Galvão (coordenador do Núcleo de Assuntos Regulatórios na Ancine); Debatedora: Juliana Cézar Nunes (jornalista, Rádioagência Nacional/EBC); Coordenadora: Angélica Basthi (jornalista e escritora, membro da Cojira/RJ).

1º de dezembro - 5ª feira

9h - Mesa 3: Raça e gênero na publicidade: onde estão os limites éticos? Edson Lopes Cardoso (jornalista, assessor especial da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial); Maria Luiza Heilborn (antropóloga social, coordenadora do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos – CLAM); Renato Meirelles (publicitário, diretor do Data Popular);
Debatedora: Nádia Rebouças (publicitária, diretora da Rebouças & Associados)
Coordenadora: Paula Andrade (jornalista, integrante da Rede Mulher e Mídia).


14h - Mesa 4: Racismo: a imprensa nega, a TV prega? Maria Ceiça de Paula (atriz); Hilton Cobra (ator, diretor da Companhia dos Comuns); Maria Carmen Barbosa (autora de telenovelas e séries para TV)
Rosane Borges (jornalista, professora da Universidade Estadual de Londrina)
Debatedora: Ana Veloso (jornalista, professora da Unicap e representante do sociedade civil no Conselho Curador da EBC); Coordenadora: Alice Mitika Koshiyama (professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo).
Mais informações: mulheremidia8@patriciagalvao.org.br -
(11) 2594.7399.

Nenhum comentário:

Postar um comentário