sábado, 26 de fevereiro de 2011

E a folia já começou no Rio. Milhares de foliões dançaram com o Bola Preta no centro da cidade

Cordão da Bola Preta (Foto: Aluizio Freire/G1)


O desfile do Cordão da Bola Preta, nesta sexta-feira, transformou a tradicional happy hour do Centro num grito de carnaval que atravessou a Avenida Rio Branco a partir das 18h.

Para a alegria dos foliões, a atriz Leandra Leal, porta-estandarte do bloco, distribuiu simpatia, demonstrando que representar o Bola "é uma grande satisfação e alegria". Outras atrações foram a rainha, Laura Sabino, e a princesa, Patricia Pontes.

O bloco contou ainda com o brilho da musa Renata Nascimento que mostrou muita graça ao sambar no ritmo das marchinhas.

Boa parte dos cerca de cem mil foliões - a estimativa é da Riotur - saiu direto do trabalho para pular no bloco, trocando as roupas sociais por fantasias e adereços.

Quem tentou fugir do tumulto acabou preso no trânsito, muito congestionado, principalmente na Avenida Presidente Vargas e no Elevado da Perimetral. Os reflexos chegaram aos túneis Rebouças e Santa Bárbara.

O tráfego foi bloqueado na Rio Branco entre a Rua Santa Luzia e a Avenida Presidente Vargas, cuja pista lateral também foi fechada no sentido Centro.

Com uma lata de cerveja numa mão e o braço do namorado na outra, a bancária Danielly Ferreira, de 29 anos, trocou o costumeiro barzinho de sexta-feira pela multidão do Bola Preta.

- Saí do trabalho direto para cá. Não venho no desfile do próximo sábado, é muita confusão, mas hoje dá para pular carnaval. O público é menor e melhor - comparou ela, que ficou apenas na concentração, em frente à Igreja da Candelária.

Com uma lata de cerveja numa mão e o braço do namorado na outra, a bancária Danielly Ferreira, de 29 anos, trocou o costumeiro barzinho de sexta-feira pela multidão do Bola Preta.

O analista de sistemas Bruno Aguiar, de 26 anos, outro que saiu do escritório rumo ao desfile, foi mais prevenido. Levou um adereço de anjo (asas e auréola) e tinha planos menos comportados que a bancária.

- Vou tentar ficar com umas 15 meninas e depois partir para a Lapa. Já começou o carnaval, o melhor dos pretextos para a gente se divertir - afirmou.

Os 270 banheiros químicos espalhados na Avenida Rio Branco e nas transversais não foram suficientes para dispersar a ala dos mijões - aparentemente, em menor número do que nos anos anteriores. Uma fila de seis homens emporcalhava a Rua Miguel Couto, por volta das 20h30m.

De acordo com a Secretaria Especial da Ordem Pública, cerca de 30 pessoas foram detidas urinando na rua.

O próximo desfille do Cordão da Bola Preta será no dia 5 de março, sábado de carnaval, às 9h, na Cinelândia, Centro do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário