segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Foliões incendeiam as ruas do rio com os blocos de carnaval da Sebastiana

Divulgação
Foliões lotaram a Cinelândia neste sábado; a área em frente ao Theatro Municipal ficou colorida com a passagem do bloco. Foto: AP
Blocos Imprensa que Eu Gamo e Banda de Ipanema desfilam no Rio

Folia no Rio, começou no dia 19 de fevereiro, com o bloco Imprensa Que Eu Gamo, e só termina na terça de carnaval. A turma da Sebastiana – As-sociação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidadede São Sebastião do Rio de Janeiro – já está com seu calendário de desfiles para o carnaval 2011 confirmado.

A folia começou no sábado, 19 de fevereiro, com a saída do Imprensa Que Eu Gamo, em Laranjeiras, e segue no fim de semana seguinte até a terça-feira de carnaval.

Foliões acompanham os blocos na Rua do Mercado, no Centro

Dois blocos da Sebastiana estão com novas datas para os desfiles. O Ansiedade, bloco de frevo que agita foliões em Laranjeiras, mudou seu desfile para sábado, dia 26 de fevereiro.

O local do desfile do Ansiedade continua o mesmo, com concentração no Mercadinho São José, na Rua das Laranjeiras, a partir das 16h. Já o bloco Virtualy vai desfilar com nova data e local.

O bloco, que agora desfila na terça-feira, dia 3 de março, se concentra as 17h no Campo de beisebol do Corte do Cantagalo, na Lagoa, e segue pela ciclovia da Lagoa, lado de Ipanema, em direção ao Jardim de Alah, seguindo até o Clube Monte Líbano.

A expectativa dos organizadores é de que mais de 700 mil pessoas participem dos 14 desfiles dos 12 blocos que compõem a Associação (An-siedade, Barbas, Bloco de Segunda,Carmelitas, Escravos da Mauá, Gigantes da Lira, Imprensa Que Eu Gamo, Meu BemVolto Já, Que Merda é Essa, Simpatia É Quase Amor, Suvaco do Cristo e Virtual).

Os blocos Simpatia É Quase Amor (Ipanema) e Carmelitas (Santa Teresa) desfilam duas vezes. Chegou a hora dos foliões prepararem o estoque de confete e serpentina, capricharem na fantasia e caírem no samba.

Os blocos de rua darão início à temporada oficial da Festa do Momo. E haja fôlego para encarar a maratona: até o Carnaval, 424 blocos vão animar a cidade.

Os desfiles começam este fim de semana, com a passagem de blocos como Banda de Ipanema, Imprensa Que Eu Gamo, Ensaio Geral, Desliga da Justiça, Spanta Neném, Rio Carioca, Arrasta, Quizomba e Me Esquece, entre outros. "Vamos homenagear todos os bares da cidade.

E, no encerramento do desfile, faremos uma animada batucada na areia da praia", conta Gustavo Delorme, ritmista do Me Esquece, que sai domingo, na Praia do Leblon.

E não são apenas as tradicionais marchinhas que vão embalar a folia. Há blocos dos mais diversos estilos musicais, como frevo, sertanejo, funk, soul, pop e rock, caso do Bloco Cru.

Tem espaço até para as músicas do rei Roberto Carlos, homenageado no irreverente Exalta Rei. Os componentes, todos com roupas em azul e branco, tocam sucessos do cantor em ritmo de samba.

"Eu e meus amigos tínhamos um bloco chamado Se Melhorar Afunda. O bloco acabou, então pensamos em algo inusitado. Tinha várias Robertas e Robertos no grupo, aí resolvemos homenagear o Roberto Carlos.

Crescemos ouvindo suas canções, fora que o repertório é conhecido por todo o público", conta a produtora cultural Roberta Sauerbronn, do Exalta Rei.

E quem diria que os Beatles também dariam samba? Pois o bloco Sargento Pimenta, que estreia no Carnaval de rua e desfila dia 7 de março, resolveu transformar as músicas do quarteto de Liverpool numa batucada das boas.

E, para entoar o samba-enredo 'I Wanna Hold Your Hand' em ritmo de marchinha, os integrantes, todos beatlemaníacos de carteirinha, estarão vestidos tal como os ídolos John, Paul, George e Ringo.

Musas conhecidas 

Os blocos também farão a alegria do público trazendo musas famosas. O Alegria Sem Ressaca virá com a atriz Luiza Thomé. A dançarina Karen Motta, do 'Caldeirão do Huck', é rainha do Me Esquece. "Amo sair em meio àquela multidão.

É emocionante ver todo mundo pulando com a bateria como se não houvesse amanhã", comenta Karen. O Cordão da Bola Preta virá com um trio de beldades: a cantora Maria Rita, a madrinha; Quitéria Chagas, a musa; e a atriz Leandra Leal, porta-estandarte.

"Carnaval de rua é recente na minha vida. E é graças ao Bola Preta, que me trouxe como madrinha. É uma energia absurda, uma alegria! Fico imaginando aquelas pessoas que se mobilizam para chegar de manhã cedo ao desfile, para ficar curtindo o dia inteiro aquela farra", conta Maria Rita.

Já Preta Gil convocou as ex-BBBs Lia Khey e Ariadna para seu bloco, Da Preta. Elas virão, respectivamente, como rainha e musa. E Preta, "foliã desde que nasceu", é só alegria com a proximidade do desfile, dia 27 de fevereiro, em Ipanema.

"Estamos há mais de um mês fazendo nosso esquenta no Circo Voador. O bloco virá com um ecletismo no repertório: samba, MPB, axé, tudo! Nosso hino é 'Babado, Confusão e Gritaria', que fala de ser livre, beijar na boca, ser feliz e não se preocupar com nada", adianta a cantoria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário