quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Copacabana se prepara para o maior réveillon do mundo, esperando a chegada de 2011

Rio de Janeiro se prepara para o réveillon
Queima de fogos, shows e esculturas de areia estão no cardápio.
Novos quiosques de Copacabana já podem ser vistos pelos cariocas
O Rio de Janeiro se prepara com estilo para o Ano Novo.
E, mais uma vez, as principais atrações vão estar à beira da praia. Um esquema de fiscalização forçado deve garantir a tranqüilidade de quem vai comemorar a chegada de 2011 na areia e no mar. Faltando três dias para o ano-novo, estruturas de ferro, operários e caminhões invadem a areia da praia
Faltando apenas três dias para o réveillon, os preparativos seguem a todo vapor na praia de Copacabana, na zona sul do Rio. Estruturas de ferro, caminhões e centenas de operários dominam as areias com um ritmo intenso de trabalho para que tudo fique pronto a tempo para comemorar a chegada de 2011.

No total, quatro palcos estão sendo construídos ao longo da praia para garantir a animação do público, sendo o principal em frente ao Hotel Copacabana Palace. Os demais estão situados no Leme e na altura das ruas Santa Clara e Xavier da Silveira.

Neste ano, a comemoração do réveillon em Copacabana terá como atrações principais os cantores Zeca Pagodinho, Daniela Mercury, Alcione e Sandra de Sá. Para garantir a qualidade dos shows, todos os palcos terão telões de alta definição de 120 metros quadrados e 40 torres de som estão sendo espalhadas pela orla da praia.

A tradicional queima de fogos também terá novidades para celebrar a chegada de 2011. Cinco minutos antes da meia-noite, haverá um show de luzes e laser e, após um blecaute de alguns segundos, o público será presenteado com 20 minutos de show pirotécnico no céu.

Para o espetáculo, onze balsas – três a mais que no ano passado – com cerca de 1.200 bombas cada, totalizando 20 toneladas de fogos de artifício, serão espalhadas no mar na noite do dia 31 de dezembro, lado a lado. Segundo os organizadores, a nova disposição irá oferecer uma melhor visibilidade para os espectadores da festa.

O réveillon de Copacabana contará ainda neste ano com a divulgação – antes da queima de fogos – da logo olímpica dos jogos Rio 2016. “Temos que fazer a cada ano uma festa única. Se não inovarmos, perde a graça. Esse ano mais uma vez Copacabana se reinventa”, diz o secretário municipal de Turismo, Antônio Figueira de Mello.

Confira a programação dos quatro palcos:

Palco Brasil - em frente ao Copacabana Palace
Apresentação: Eri Johnson
Alcione
Daniela Mercury
Zeca Pagodinho
Baterias das escolas de samba Unidos da Tijuca e Grande Rio

Palco Santa Clara - em frente à Rua Santa Clara
Apresentação: Bruno De Luca
Sandra de Sá
Cordão do Bola Preta
Dj Dodô
Fino Coletivo
Baterias das escolas de samba Beija-Flor e Vila Isabel

Palco Beat 98 - Leme
DJ Dennis
DJ Brinquinho
DJ Mavi
DJ Detona
Grupo de pagode Samba prá Gente

Procissão de Iemanjá

 

Iemanjá é homenageada por centenas de devotos na Zona Sul do Rio de Janeiro. A estátua da rainha do mar passou por 18 bairros e foi até a praia de Copacabana. Lá, oferendas foram entregues ao mar em meio a pedidos de paz, amor, saúde e harmonia.

A três dias da virada do ano, centenas de devotos de Iemanjá foram homenagear a rainha do mar na praia de Copacabana. O toque dos tambores e agogôs. Cantos e orações em louvação. Esse ritual de fé se repete a cada fim de ano no Rio de Janeiro. Na festa em homenagem à Iemanjá, a estátua da rainha do mar atravessa a cidade até a praia de Copacabana, na Zona Sul.

A rua em frente ao grande mercado de artigos de umbanda vira um terreiro. Aos pés da estátua, de 1,8m, flores brancas, muitos pedidos, lágrimas e emoção. “Pedir e agradecer por estar vivo, ter saúde”, diz uma mulher. “Que ela traga saúde e paz para o mundo inteiro”, pede outra.

Os devotos percorrem as lojas do mercado e recolhem barcos enfeitados e cheios de oferendas. Os filhos da rainha do mar partem em carreata, percorrem 18 bairros. Por onde passa, a imagem recebe a saudação dos fiéis.
A tradição da umbanda no Rio sempre festejou a deus
a das águas no último dia do ano. Depois que o festival de fogos cresceu, os umbandistas escolheram o dia 29 para dedicar às bênçãos de iemanjá.

A mãe de santo Miriam de Oiá participa da festa há mais de 30 anos. “É para pedir a Iemanjá um ano melhor, um ano de paz, um ano de prosperidade, de fartura”, declara.
No fim da tarde, na praia de Copacabana, mais demonstrações de fé. Pedidos de paz, amor, saúde e harmonia. Oferendas ao mar, para que ela espalhe sua energia e 2011 venha cheio de boas vibrações.

domingo, 26 de dezembro de 2010

No último discurso como presidente, Lula destaca os avanços do Brasil em seu governo

Com o pedido de apoio à presidente eleita, Dilma Rousseff, “em todos
os momentos”, o presidente Lula fez uma prestação de contas à Nação em
seu último pronunciamento transmitido na noite desta sexta-feira
(23/12) em cadeia nacional de rádio e televisão.

O apoio a Dilma, disse, “também significa cobrar, na hora certa, como vocês
souberam me cobrar”. Ele pediu ainda que os cidadãos não perguntem sobre o seu
futuro, mas sim “pelo futuro do Brasil” e afirmou que sua felicidade
estará sempre ligada à felicidade do povo.

Nesta última parte da fala -- com duração de quase 11 minutos -- o
presidente se dedicou a agradecer “a vocês por terem me ensinado
muitas lições. E por terem me fortalecido nas horas difíceis e
ampliado minha alegria nas horas alegres”.

“Vivi no coração do povo e nele quero continuar vivendo até o último dos
meus dias. Mais que nunca, sou um homem de uma só causa e esta causa
se chama Brasil! Um feliz Natal e próspero Ano Novo a todos vocês e muito obrigado por tudo”, concluiu.

Lula iniciou o pronunciamento lembrando que deixará a Presidência da
República dentro dos próximos dias. Para ele, os últimos oito anos
“foram oito anos de luta, desafios e muitas conquistas. Mas, acima de
tudo, de amor e de esperança no Brasil e no povo brasileiro”.

E prosseguiu:”Com muita alegria, vou transmitir o cargo à companheira
Dilma Rousseff, consagrada nas urnas em uma eleição livre,
transparente e democrática. Um rito rotineiro neste país que já se
firmou como uma das maiores democracias do mundo.

Durante seu último discurso como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva despediu-se da nação brasileira relembrando sua trajetória de vida até o cargo mais importante do país. Segundo ele, o desenvolvimento do país foi uma conquista coletiva e seu mérito, como governante, foi 'haver semeado sonho e esperança'.

— Meu sonho e minha esperança vêm das profundezas da alma popular. Do berço pobre que tive e da certeza que, com luta, coragem e trabalho, a gente supera qualquer dificuldade. Agora, estamos provando ao mundo, que o Brasil tem um encontro marcado com o sucesso. Mostramos que é possível governar para todos — declarou.

Para ele, o Brasil venceu o desafio de crescer econômica e socialmente e provou que a 'melhor política de desenvolvimento é o combate à pobreza'.

Lula afirmou que os oito anos de seu governo foram de luta, desafios e conquistas e pediu aos brasileiros apoiassem à nova presidenta, Dilma Rousseff.

— Dentro de poucos dias, deixo a Presidência da República. Com muita alegria, vou transmitir o cargo à companheira Dilma Rousseff, consagrada nas urnas em uma eleição livre, transparente e democrática. Um rito rotineiro neste país que já se firmou como uma das maiores democracias do mundo — disse.

Em tom de despedida, o presidente agradeceu à confiança da nação brasileira e afirmou que sairá do governo para 'viver a vida das ruas'.

— Agradeço a vocês por terem me ensinado muitas lições. Homem do povo que sempre fui, serei mais povo do que nunca, sem renegar o meu destino e jamais fugir à luta — afirmou.

No entanto, ele evitou falar sobre o que fará após deixar a presidência.

— Não me perguntem sobre o meu futuro, porque vocês já me deram um grande presente. Perguntem, sim, pelo futuro do Brasil e acreditem nele. Minha felicidade estará sempre ligada à felicidade do meu povo — ressaltou.


Roberto Carlos canta para 400 mil reunidos no Rio

Copacabana
“Fazer este show é o meu maior presente de Natal”, disse o Rei.
Copacabana mais uma vez foi o palco escolhido para abrigar um grande show. O "Rei" Roberto Carlos mostrou sua imensa popularidade e levou pouco mais de 400 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, ao trecho da praia que já abrigou outros grandes shows, como o dos Rolling Stones. “Fazer este show é o meu maior presente de Natal”, disse o Rei, após abrir seu show com “Emoções”.
“Todo mundo abre a boca e o queixo cai. Quando eu cheguei aqui, meu sonho era morar em Copacabana",revelou o cantor antes de emendar com “Além do Horizonte”, já regravada pelos mineiros do Jota Quest. Sentado durante a maioria do show, Roberto explicou sua situação física. “Depois dos 35 anos, a gente tem que ter cuidado com motocicleta. Por causa de uma moto não está dando para fazer o show todo em pé,” disse, sem entrar em detalhes se tinha sofrido um acidente de moto.
Roberto continuou homenageando a “princesinha do mar” e cantou “Copacabana” para logo em seguida mais uma vez elogiar o bairro carioca. “Fico orgulhoso em ver que tudo isso é do Brasil.” Seguiram “Eu te Amo”, “Amor Perfeito” e “Cama e Mesa”, que fez o público gritar “Rei, Rei, Rei! Roberto é o nosso Rei!”.
Logo em seguida, ele chamou a primeira participação especial de seu show, a cantora revelação Paula Fernandes. Eles cantaram juntos um medley com alguns sucessos do cantor e logo em seguida, ela cantou “Tocando em frente”, da trilha sonora de “Araguaia”. “Ninguém nunca vai confundir a voz dela com a de ninguém. Ela tem um estilo inconfundível e ainda é linda,” derreteu-se o Rei.
Ao violão, “Detalhes” emocionou a todos, mostrando que a música de Roberto Carlos, que ano que vem completará 70 anos de idade, atinge todas as classes sociais. “Lady Laura” o fez lembrar de sua mãe, que faleceu em abril deste ano. “Hoje faço esta canção com mais amor e com mais saudade”, disse ele. A dupla Bruno e Marrone subiu ao palco para cantar com ele seu maior sucesso, “Dormi na praça”, para depois cantarem sozinhos “Desabafo”, um dos grandes sucessos do Rei.
Depois, Roberto abriu seu baú de sucessos e vieram “Mulher Pequena”, “Proposta” e “Côncavo e Convexo”, antes de apresentar sua banda comandada pelo maestro Eduardo Lages. “Como é grande o meu amor por você” antecedeu “Todos estão loucos”, que trouxe o grupo Exaltasamba, a bateria da Beija-flor e sua rainha Raíssa, para cantar o samba composto por Erasmo Carlos, Eduardo Lages e Paulo Sérgio Vale, que não foi o escolhido pela escola.
Em seguida, sobe ao palco Neguinho da Beija-flor cantando o samba que vai para Sapucaí ano que vem. Após beijar a bandeira no dia do aniversário da escola, o Rei recebe o coral da Escola de Música da Rocinha e fecha o show com “Jesus Cristo” em ritmo de samba, para a alegria dos cariocas.

sábado, 25 de dezembro de 2010

O Natal no Mundo

Fotos de Papai Noel e natal

O Natal é uma festa comemorada no mundo inteiro, independente do idioma, da raça, da condição econômica ou da idade. Esta comemoração é universal e cada país segue sua tradição, respeitando suas lendas e seus costumes.

Confira e compare a Comemoração Natalina em cada país:
Estados Unidos

A época de festejos natalinos fazem com que os Estados Unidos fique repleto de cor e brilho. Algumas semanas antes do Natal, milhões de pessoas percorrem as lojas em busca dos presentes para a família. As decorações das lojas e Shopping Centers são conhecidas mundialmente. O clima natalino pode ser sentido nas casas, com decorações com lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas e guirlandas feitas de plantas verdes, completando assim uma estação de muita alegria. Na véspera de Natal vizinhos se unem para cantar canções de Natal, mostrando o espírito de confraternização. As crianças penduram meias na lareira e na manhã do dia 25 de dezembro abrem os presentes. O prato típico americano é o peru recheado acompanhado de frutas tropicais.

Japão 

O Natal no Japão é cheio de significados e a troca de presentes é fortemente apreciada pelos japoneses. As crianças adoram conhecer a história do nascimento de Jesus em uma manjedoura porque é quando travam contato com a idéia de "berço" já que os bebês japoneses não dormem neles.

Índia

Os cristãos na Índia decoram pés de manga e bananeiras no Natal. Algumas pessoas decoram suas casas com folhas de manga. Em partes da Índia, pequenas lâmpadas de argila são acesas com óleo e servem também para decorar a casa.

China 

As casas são enfeitadas com lanternas e árvores de Natal com correntes e flores de papel. As crianças penduram meias e esperam pelo Papai Noel. A grande maioria dos chineses não é cristã, sendo que a maior celebração do inverno é o Ano Novo Chinês, no fim de janeiro. Nessa data, as crianças recebem roupas e brinquedos novos e são servidos pratos especiais.

Itália 

A principal entrega de presentes é no dia 6 de janeiro, em lembrança à visita dos Reis Magos ao menino Jesus. As crianças esperam a visita da Befana que traz presentes para os bons e castigo para os maus meninos. De acordo com a lenda, os três Reis Magos pararam durante a ida até Belém e pediram comida e abrigo a uma velha senhora. Ela negou ajuda e então eles seguiram a viagem com fome e cansados. A velha senhora sentiu depois um aperto no coração, mas os Reis Magos já estavam muito longe. A lenda conta que A Befana ainda vaga pelo mundo procurando o menino Jesus e tem várias formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa.

Suécia 

As festas de Natal começam no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Nesse dia as crianças escrevem suas cartas de pedidos, que São Nicolau troca por um saquinho de balas ou nozes. Os presentes chegam no dia 25. Na noite de Natal, a filha mais velha se veste de branco com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça. Ela leva cuidadosamente café e bolinhos para cada membro da família aos seus quartos.

Portugal 

Em Portugal o Natal é igual ao nosso, com missa e ceia. As crianças esperam pelos presentes que Papai Noel vai colocar em seus sapatos e tanto a ceia como o almoço do dia 25 são dados normalmente na casa dos parentes mais velhos.

Belém

Em Belém, a cidade onde Jesus nasceu, o Natal é comemorado com peregrinos e tribos árabes da região, que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar um berço. Segundo a tradição, esse é o berço de Jesus, que é conservado na igreja e apenas montado na noite de 24 para 25 de dezembro. Depois que termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: apenas pão preto acompanhado de vinho.

Arcebispo do RJ celebra missa de Natal na Igreja da Penha

Igreja da Penha
Pela primeira vez, a Igreja da Penha recebeu a
Missa Solene de Natal Nosso Senhor Jesus Cristo

Cerca de 5 mil pessoas foram ao local, que recebeu o evento pela primeira vez. Cerimônia contou com a presença de fiéis e militares da Força de Paz. 
Quase um mês depois da ocupação dos conjuntos de favelas da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio, a região foi sede da Missa Solene de Natal Nosso Senhor Jesus Cristo, celebrada pelo arcebispo do RJ Dom Orani Tempesta, neste sábado (25), na Igreja da Penha.

Além de fiéis, a cerimônia contou com a presença de autoridades militares e do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, num total de cerca de 5 mil pessoas, segundo o arcebispo.

“Havia um desejo de que a vida fosse plena e isso aconteceu. É uma vida nova acontecendo. E esse desejo de viver na fraternidade pode parecer utópico e está inserido no coração de cada um, tanto dos opressores quanto dos oprimidos.

Através de sinais, pessoas e situações vemos que isso vai acontecendo, e cabe a nós todos e às autoridades proporcionar que a vida aconteça em toda a sua plenitude ao nosso redor. Através de atitudes vamos fazer acontecer de novo a libertação. Tanto na condição histórica e geográfica, quanto nas questões pessoais. Isso é natal, essa esperança na vida concreta”, disse o arcebispo no início da missa

Ao final da cerimônia, Dom Orani cumprimentou o secretário José Mariano Beltramee levou um boneco representando o menino Jesus para a área externa da igreja, de onde abençoou a região. "Queremos pedir a benção de Deus para que a paz habite e para que cada um contribua para a paz. E que o bem, o belo e bom estejam sempre presentes", disse ele.

"É fundamental que as pessoas tenham paz para que as outras coisas venham", completou Beltrame.

Natal no Brasil


O Natal no Brasil, ou melhor, os natais no Brasil são uma das maiores festas de nosso país. No Rio de Janeiro existe a tradição de se montar uma árvore flutuante na Lagoa Rodrigo de Freitas (inauguração de 2004 abaixo) que é considerada a maior do mundo, a árvore tem 82 metros de altura e é iluminada por 2,8 milhões de microlâmpadas, 26 mil metros de mangueiras luminosas e oito "moving lights".

 A novidade é que os enfeites - anjos, estrelas e notas musicais - foram criados e desenvolvidos para serem bem parecidos com os da árvores caseiras. O público pode ver a árvore até o Dia de Reis, em 6 de janeiro, quando a estrutura será desmonstada.

Em São Paulo , a maior cidade do Brasil, o destaque vai para a decoração dos shoppings que concorrem entre si pela melhor decoração, merecendo destaque os temas em geral líricos do Shopping Pátio Higienópolis e as verdadeiras obras primas animadas do Shopping Iguatemi. Além disso, as ruas se iluminam e a cada ano se superam nos enfeites luminosos, propiciando ao turista um espetáculo sem precedentes, pois quase toda a grande metrópole se enfeita.

Cidades pitorescas como Campos de Jordão em São Paulo e Gramado e Canela na Serra Gaúcha enfeitam-se belamente dando um sabor europeu ao Natal brasileiro. O grande destaque é, no entanto,Gramado e Canela que preparam o Natal-Luz com enfeites geniais feitos de material reciclado com grande impacto visual. A cidade fica inteiramente decorada de luzes e o clima de sonho é garantido. A cidade tem inclusive a cidade de Papai Noel aberta o ano inteiro que é uma preciosidade em termos de aconchego e decoração, com grande destaque paraa casa de Papai Noel.

Nada se compara no entanto ao que a capital do país faz em termos de impact visual, a esplanada dos ministérios, o alto prédio do Congresso são envolvidos por belíssima decoração de luzes, verdadeiros colares de brilho que se avista de muito longe. O grande destaque é a Torre de Televisão de Brasília que é transformada em uma gigantesca árvore de Natal. Em Brasília, existe o costume da Serenata de Natal.

Um grupo de estudantes da Universidade de Brasília (de 200 a 300) saem pelas quadras da cidade à noite tocando sinos e chamando as pessoas para decerem, então brindam a todos com alegres cantos. E assim vão pela cidade a fora por dias e dias. As músicas mais pedidas são "Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel", "Dorme a Cidade"e "Cavaleiros Reis".

Os Costumes:

As decorações chegam às casas no fim de novembro/ início de dezembro, mas todo escritório e loja, também se decora. É costume haver reuniões defim-de-ano em que se promovem o Amigo Oculto (ou Secreto) em que cada um sorteia um participante e lhe compra um presente só revelando seu nome na hora de entregar, em geral por meio de dicas para que a pessoa se denuncie.

A noite ddo dia 24 é movimentada, o costume da Missa do Galo ainda existe na maioria das famílias, em especial nas pequenas e médias cidades, mais religiosas por natureza. Os presépios são parte integrante da decoração e distingue as famílias mais religiosas.

A ceia é em geral o ponto alto da noite sempre rica dentro das posses da família, sendo sempre uma oportunidade de encontro e brinde ao amor. Os pratos mais famosos são o Peru, a rabanada, o bolo de Natal, as castanhas portuguesas assadas, frutas variadas, nozes, avelãs, amêndoas e frutas passas. Alguns dizem que comer tâmaras no Natal traz boa sorte. Uvas são as frutas mais servidas.

Abrem-se os presentes após a ceia e a festa prossegue com muitos brindes e votos de Feliz Natal. A manhã seguinte é de preparação para o almoço. Muitas famílias deixam a ceia servida durante todo o dia.
Outra tradição encantadora acontece na cidade de Curitiba, capital do Paraná, ali no Palácio Avenida, onde 140 crianças, uma em cada janela do prédio compõem um dos mais surpreendentes corais do mundo.

É um Evento que traduz uma mensagem de paz e esperança, por meio do colorido de 90.000 mini-lâmpadas, shows com fogos de artifício e um coral formado por 140 crianças, cantando músicas alusivas ao natal. O tema será: "Uma História de Amor". O palácio torna-se uma verdadeira caixa de música. Dias: 4ª, 6ª e sábado às 21 horas.

O brilho da iluminação também é um dos destaques da celebração em Curitiba. O clima natalino contagia toda a cidade, e a programação se espalha por vários pontos da capital paranaense. A festa vai de 1º de dezembro a 6 de janeiro.

A primeira apresentação do coral no Palácio Avenida está marcada para o dia 2. Sempre às 21h, o show ocorre às quartas, sextas e sábados. O Auto de Natal será no dia 15, com dança folclórica, teatro e corais. Durante o dia todo, apresentações no Bosque João Paulo II.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Rio

A marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 será apresentada pela primeira vez ao público no dia 31 de dezembro, na festa de Réveillon de Copacabana, em um show de luzes e cores que emocionará todo o planeta. A marca une as características do povo brasileiro aos valores olímpicos, formando um símbolo que expressa nossa diversidade harmônica, nossa energia contagiante e a natureza exuberante do nosso país.  O cenário é lindo e a data é inspiradora. Só falta você para ficar perfeito.

Agora que o Rio de Janeiro é a cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, é hora de apresentar a marca que representará o espírito olímpico na cidade.

O Comitê Olímpico Internacional incentiva a cidade-sede a conceber uma arte original, que reflita a cultura e o espírito locais e os ideais olímpicos. A marca é o primeiro símbolo da nossa identidade visual e vai comunicar a todos os valores dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Paixão e Transformação

Esses são os valores primários que guiaram a criação da marca. Desses dois conceitos, surgiu uma série de valores secundários relacionados aos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro - diversidade, harmonia, natureza e espírito olímpico. Cada brasileiro encontrará muito de si mesmo. O mundo inteiro perceberá, na marca, os ideais olímpicos. O convite a viver a experiência dos Jogos no Brasil fica evidente a todos os olhos e gostos.

Escolhendo a marca

As agências brasileiras de design são famosas por nos presentear com campanhas criativas e layouts brilhantes. Com o intuito de divulgar este talento, convidamos todas a participar do processo de seleção da marca.

O processo teve cinco fases, com 139 agências inscritas para a fase um. A cada etapa, mais agências eram eliminadas, até que restaram apenas oito para a última fase. O time de avaliadores foi composto por 15 membros multidisciplinares reconhecidos a nível nacional e internacional. Saiba mais sobre o processo de seleção da marca.

O processo foi finalizado em setembro e estamos muito orgulhosos da nossa escolha.

Vamos celebrar!

Você e bilhões de pessoas conhecerão a marca em um show de cores e emoção na Festa de Réveillon da Praia de Copacabana. O cenário é lindo, e a data é inspiradora... Só falta você para ficar perfeito!

Em 31 de dezembro, venha celebrar conosco a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Lula inaugura teleférico no Complexo do Alemão, no Rio


Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta terça-feira um teleférico do conjunto de favelas Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que no final do mês passado foi tomado por centenas de policiais e militares que expulsaram os grupos de traficantes que dominavam a área.

"Este teleférico passa a competir com o do Pão de Açúcar para ser o postal da cidade", disse Lula, que subiu ao veículo acompanhado pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da capital, Eduardo Paes.


O teleférico unirá diferentes partes do Complexo do Alemão, cuja ligação é difícil devido à irregularidade do terreno e à diversidade de ruas, vielas e passagens que formam o conjunto de 15 favelas.

Previsto para ser inaugurado em março de 2011, o projeto tem 152 bondinhos nos quais cabem até dez passageiros, e se calcula que a cada dia mais de 30 mil habitantes poderão utilizar o novo meio de transporte público.


Lula destacou a importância simbólica do teleférico para o povo do Rio de Janeiro e especialmente para os habitantes do próprio bairro, já que, como disse, as infraestruturas sociais contribuem para a "recuperação de sua autoestima".


Tanto o presidente quanto as autoridades locais destacaram a importância de construir e investir em lugares tradicionalmente excluídos como as favelas, sobretudo após as políticas de segurança ali executadas.

Entre as seis estações que fazem parte do teleférico do Alemão, o primeiro público do Rio de Janeiro, algumas estarão equipadas com serviços para a comunidade como uma biblioteca, acesso a internet sem fio e inclusive um teatro.

Lula se despede em evento no Rio com um "até breve"

Marcos de Paula / Agência Estado
“Um abraço e até... Até outro dia! Se Deus quiser! Não pensem que eu vou desistir não. Eu vou estar por aí.”

Foi com essa a frase que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou dois mandatos na Presidência da República, junto aos moradores do Rio.
O show na Praça da Apoteose, que contou com a presença dos sambistas Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, durou pouco mais de uma hora e lotou a avenida do samba.

Depois de algumas músicas, o presidente entrou no palco acompanhado do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que assumiu o microfone e se colocou como mestre de cerimônia. Lula foi recebido pelo público com gritos e aplausos. No evento, organizado pelo próprio governador, foram apresentados dois vídeos. No primeiro, pessoas anônimas agradeceram ao presidente.
Raissa do Morro da Providência desejou um feliz Natal e um próspero ano novo.
Já a professora Lenita do Borel, se emocionou ao agradecer por todos os benefícios trazidos ao país.
- Sou professora há quase 30 anos. Muitas vezes tive que socorrer crianças que passavam mal de fome. Você ajudou a erradicar a fome nesse país.
O segundo vídeo exaltou os feitos do governo federal no Estado e as parcerias entre as duas esferas. Sérgio Cabral não deixou de expressar o seu profundo agradecimento a Lula.
- Eu aqui falo em nome do meu vice-governador, dos 92 prefeitos, dos 46 deputados federais e dos 70 estaduais, que tiveram o presidente da República mais amigo da história do
Lula agradece cariocas e alfineta opositores
Durante o discurso, Lula brincou com o público. E, além de se convidar para o carnaval em 2011, ele pediu para que o governador o levasse à praia de Copacabana.
- Eu venho ao Rio Janeiro desde 1975 (...) Nunca teve uma pessoa que falasse o seguinte: o Lula, vamos fazer alguma coisa na areia da praia de Copacabana, descalço? Agora, me convide sem ser presidente para que eu coloque uma sunga bonita e tome um banho na praia de Copacabana. Vocês não sabem a vontade que eu tenho de sentar em uma barraquinha daquela e pedir uma caipirinha, uma cerveja, sem medo da imprensa.
Lula também não poupou críticas aos ex-governos da cidade, tanto estadual quanto municipal.
 - Nós sabemos o tipo de prefeito que a gente tinha aqui. Que nunca foi ao aeroporto me receber, embora nós nunca tivéssemos negado um centavo. Não dá mais para esse país conviver com a mediocridade política, daqueles que pensam no seu próprio umbigo e não nas pessoas mais humildes desse país.
Lula afirmou ainda que esta semana vai pegar a pesquisa de opinião do Ibope, cuja avaliação do governo federal, de acordo com o próprio presidente,  ficará com 87% de bom e ótimo.
Na despedida, Lula agradeceu ao povo do Rio.
- Obrigado Rio de Janeiro, pelo carinho, pelo respeito e pela grandeza que vocês tiveram no comportamento com o governo federal.
Ele concluiu afirmando que vai ajudar a reeleger o atual prefeito da cidade, Eduardo Paes.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

COB premia nesta segunda-feira os melhores do ano no esporte

Acompanhe a festa (Marcelo de Jesus)

Em festa realizada no Teatro do MAM, no Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) premiou nesta segunda-feira, dia 20, os destaques do esporte em 2010. Durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, a partir das 18h30min, foram anunciados os nomes dos melhores do ano no esporte. No masculino concorrem Cesar Cielo (natação), Leandro Guilheiro (judô) e Murilo Endres (vôlei). No feminino, Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas), Fabiana Murer (atletismo) e a dupla de vôlei de praia Juliana e Larissa.

Este ano o Prêmio Brasil Olímpico tem como tema central a juventude. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi homenageado pelo COB por tudo o que fez pelo esporte em seu Governo. Também foram homenageados o governador do Rio Sergio Cabral, o ministro do Esporte Orlando Silva e o prefeito do Rio Eduardo Paes.

Em 2010, o Prêmio Brasil Olímpico premiou os melhores em cada uma das 47 modalidades olímpicas e pan-americanas. O Prêmio trouxe uma inovação este ano. Além de atletas individuais, passaram a concorrer equipes, times, duplas, trincas e quadras. "A cada ano o Prêmio Brasil Olímpico procura ampliar seu leque de reconhecimento e homenagens. O esporte é dinâmico, e assim deve ser o Prêmio", afirma o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. A eleição final dos melhores do ano teve peso de 50% entre o voto popular e o voto de um júri qualificado composto por jornalistas e personalidades do esporte.

Élson Miranda, técnico de Fabiana Murer, recebeu o troféu de melhor técnico individual. Bernardinho, tricampeão mundial pela Seleção Masculina de Vôlei, foi eleito o melhor técnico coletivo. Por indicação do Comitê Paraolímpico Brasileiro receberam o troféu de melhor atleta do ano os nadadores Edênia Garcia e Daniel Dias. O melhor técnico paraolímpico foi Romolo Lazaretti, do ciclismo.

O COB premiou ainda o ex-pugilista Eder Jofre, que recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, e os melhores atletas escolares e universitários de 2010. Por reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional, o projeto das Olimpíadas Escolares recebeu o Troféu COI "Esporte - Inspirando a Juventude".

Roberto Carlos fará show na praia de Copacabana

 Palco de show de Roberto Carlos é montado na praia de Copacabana (Reprodução/TV Globo)
Estrutura do palco tem 19 metros de altura e 80 refletores. Prevista para sábado (25), apresentação deve atrair 500 mil pessoas.

O palco do show de Roberto Carlos do próximo sábado (25) já começa a ser finalizado nesta segunda-feira (20) na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Com 19 metros de altura, a estrutura já está erguida e contará com 80 refletores, apontados para o palco e o público. Técnicos trabalham agora na instalação dos equipamentos de som e luz que serão usados no espetáculo.

Organizada pela Prefeitura do Rio, a apresentação deve atrair cerca de 500 mil pessoas e pode ser maior público da carreira do cantor.

"A gente quer que ele chore para todo mundo ficar bem emocionado", diz a organizadora do evento, Sheila Roza. "Ele com certeza vai ter uma grande emoção, já que é maior público para que ele já cantou na vida", completa.

domingo, 19 de dezembro de 2010

sábado, 18 de dezembro de 2010

Boas Festas! Feliz 2011



Nesta foto: Hugo Leal (fotos | excluir marcação), Luis Cunha (fotos | excluir marcação), Adriana Alves (fotos | excluir marcação), Marisqueira O Barqueiro (fotos | excluir marcação), But Madrid (fotos | excluir marcação), Associação Sorriso Do Atlântico (fotos | excluir marcação), Clubpeslivres Madeira (fotos | excluir marcação), Drflorestas Madeira (fotos | excluir marcação), Brian Cross (fotos | excluir marcação), Rotas Selvagens Lda (fotos | excluir marcação), Ana Paula Paula (fotos | excluir marcação), Bebé Culinária (fotos | excluir marcação), Tertúlias Salgadas (fotos | excluir marcação), Vinicius Nogueira (fotos | excluir marcação), Cristotube Transmitindo A Cristo (fotos | excluir marcação), Irenio Chaves (fotos | excluir marcação), Arte Simplicidade (fotos | excluir marcação), Sara Jacubovich (fotos | excluir marcação), TheBest Sport (fotos | excluir marcação)

Feliz Natal!
Que você possa ter a alegria de vivê-lo em sua plenitude!

Um Ano Novo cheio de paz!
Ouvindo sempre os sinos do amor fraterno,
da solidariedade, da compreensão.
Feliz 2011.

Joelina.

Visite o site para Brasileiros que Vivem no Exterior:


Cesar Cielo é ouro. Perfeito!

Cesar Cielo comemora sua vitória nos 50m livre no Mundial de Natação em Piscina Curta - Foto: AFP

Perfeito. Nenhum outro sinônimo serveria melhor para descrever a atuação de César Cielo ontem, no Mundial de Piscina Curta de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, a não ser o que remete à perfeição. Com o tempo de 20s51 conquistou o ouro, bateu novamente os recordes sul-americano e do campeonato - o que ja havia feito no dia anterior, ao cravar 20s61 na semifinal - e unificou os títulos da prova, olímpico e mundial nos 50 m livre.

Antes da disputa, seguiu o ritual: deu tapas no peito e nos braços para acordar o corpo. Quando foi dado o sinal, praticamente voou, ficando 30 décimos de segundo à frente do medalha de prata, o francês Frédérick Bousquet (20s81). Vitória confirmada e Cielo apontou o dedo aos céus, agradecendo a Deus. E repetindo o feito no pódio de Pequim em 2008, o brasileiro chorou.

É difícil segurar a ansiedade, ainda mais numa prova como os 50 m livre em que todo mundo está nadando rápido. Mas não adianta sair como um ventilador girando os braços para todos os lados. Graças a Deus estou conseguindo constrolar essa ansiedade. É um alívio muito grande subir no lugar mais alto do pódio. Toda vez que temos chance de chegar a um Mundial e vencer é uma glória. Colocar o Brasil lá em cima, quando você pode concretizar isso, é a maior alegria, uma glória", destacou o nadador.

Outro recorde sul-americano quebrado ontem foi nos 4 x 100 m medley feminino. As meninas do Brasil (Fabíola Molina, Tatiane Sakemi, Daniele Jesus e Tatiana Lemos) fecharam a prova em 3m59s45, no oitavo lugar.

Hoje, Cielo volta à piscina para a disputa dos 100 m livre ao lado de Nicolas Oliveira. Outros brasileiros na água hoje: Fabíola Molina e Etiene Medeiros (50 m costas), Daniele Paoli de Jesus (100 m borboleta), Henrique Rodrigues e Diogo Yabe (100 m medley), Flávia Delaroli Cazziolato e Michele Lenhardt (50 m livre), Felipe França e João Gomes Júnior (50 m peito).

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dilma é diplomada no TSE

A presidente eleita, Dilma Rousseff, ao lado do presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, durante cerimônia de diplomação
A presidente eleita, Dilma Rousseff, ao lado do
presidente do TSE, Ricardo Lewandowski,
durante diplomação


Diplomação é atestado de que está apta a tomar posse. Participam da cerimônia ministros indicados, governadores e parlamentares

Começou às 17h20 desta sexta-feira (17) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acerimônia de diplomação da presidente eleita, Dilma Rousseff, e do vice dela, Michel Temer. Dilma, que veste um conjunto azul com detalhes de renda vermelha, foi conduzia ao plenário pelos ministros Arnaldo Versiani e Cármem Lúcia.

Cerca de 250 pessoas foram convidadas para a cerimônia. Dilma e Temer receberão os diplomas das mãos do presidente do tribunal, ministro Ricardo Lewandowski. O documento – assinado pelo presidente, ministros do TSE e procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel – é um “comprovante” da Justiça Eleitoral que habilita a presidente eleita e o vice a tomar posse no dia 1º de janeiro.

Além de dez familiares da presidente eleita e de quatro do vice, participam da diplomação no TSE indicados a ministros de Estado do governo Dilma que ainda não tomaram posse e governadores eleitos.

Dentre os presentes estão os futuros ministros da Secretaria de Comunicação Social, Helana Chagas, do Trabalho Carlos Lupi, da Previdência Social, Garibaldi Alves, do Planejamento, Miriam Belchior, da Defesa, Nelson Jobim, do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, de Relações Exteriores, Antonio Patriota, da Justiça, José Eduardo Cardozo,do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, da Casa Civil, Antonio Palocci, além do futuro presidente do Banco Central, Alexandre Tombini e do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Do atual governo, participam da recepção os ministros do Esporte, Orlando Silva, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Os presidentes dos três tribunais superiores e do Supremo Tribunal Federal também prestigiam a diplomação, juntamente com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams e o procurador-geral, Roberto Gurgel.

A expectativa é que a cerimônia de diplomação dure cerca de uma hora, com um breve pronunciamento da presidente eleita. Após a cerimônia, Dilma e convidados vão para o Palácio Itamaraty, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oferece coquetel para 400 pessoas.


A Árvore de Natal de Ouro

A árvore de Natal mais cara do mundo

O Hotel Emirates Palace, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, decidiu dar as boas-vindas à época natalícia de forma luxuosa e apresentou ontem, quarta-feira, uma árvore de Natal no valor de mais de nove milhões de euros...


"É a "árvore de Natal mais cara de sempre. Tem um valor de mais de nove milhões de euros", fez questão de salientar  Hans Olbertz, director-geral deste hotel, na cerimónia de inauguração. "Este ano queríamos ter algo diferente", acrescenta.

Localizada mesmo no centro do "hall" de entrada deste hotel de sete estrelas, a árvore tem 13 metros de altura e está decorada com arcos em ouro e prata, enfeites em forma de bolas e iluminação com luzes brancas.

Mas são os 181 diamantes, pérolas, esmeraldas, safiras e outras pedras preciosas, fornecidas pela joalharia "Style Gallery", que lhe dão o toque luxuoso e extravagante final. Luxos  que muito provavelmente permitirão que Abu Dabhi entre, mais uma vez, para o livro de recordes do Guiness.

"A árvore custa cerca de oito mil euros, mas o preço das jóias rondará os nove milhões de euros",  explicou Hans Olbertz.

Agora,  o  Hotel Emirates Palace está a preparar a documentação necessária para entregar à organização do Guiness mais este concorrente a um recorde de luxo.

De resto, e ao contrário do que se poderia prever, a luxúria da árvore não irá, presumivelmente, ofender as sensibilidades religosas da população, na sua grande maioria muçulmana, sublinhou  Hans Olbertz, justificando que Abu Dhabi "é um Emirado liberal".

Não é a primeira vez que o luxuoso hotel de sete estrelas Emirates Palace faz extravangâncias deste género.
Em Fevereiro deste ano, disponibilizou aos clientes um pacote inédito de estadia a troco de alguns milhões de euros. O programa oferecia um mordomo particular, um automóvel de luxo, bem como um jacto privado disponível para visitar os restantes países da região.

Em Maio, o hotel também inaugurou uma máquina de venda automática de ouro.
O Hotel Emirates Palace é o mais caro do mundo, juntamente com o Burj Al Arab, no Dubai.

TRE entrega diplomas aos 124 políticos eleitos no Rio de Janeiro

 
Solenidade começa às 14h no Teatro Municipal, no Centro do Rio. Governador reeleito, Sérgio Cabral também foi diplomado
O Tribunal Regional Eleitoral entregou, na tarde desta quinta-feira (16), diplomas aos 124 políticos que foram eleitos no estado do Rio de Janeiro este ano. A solenidade  aconteceu no Teatro Municipal, no Centro da capital fluminense.
Os políticos eleitos em outubro foram diplomados às 17h desta sexta-feira (17). A determinação é do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que oficializou hoje (ontem) a vitória de Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência da República.
O esperado encontro entre o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB), e o seu antecessor e deputado federal eleito Anthony Garotinho (PR-RJ) não ocorreu. Na solenidade de diplomação dos vencedores das eleições de outubro, hoje, no Teatro Municipal, as duas principais lideranças políticas fluminenses - ex-aliados e atuais inimigos - não chegaram a se encontrar.
Cabral foi o primeiro a ser diplomado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), desembargador Nametala Jorge. Recebeu o documento, posou para fotos com quatro dos cinco filhos e foi embora, deixando o vice, Luiz Fernando Pezão, representando-o no restante da cerimônia. Oficialmente, a explicação para a saída do governador foi a de que ele precisava viajar para os Estados Unidos, onde fará uma palestra a executivos estrangeiros amanhã, em Nova York.
Cinco minutos depois da saída de Cabral foi a vez de Garotinho subir ao palco para receber seu diploma. O ex-governador não cumprimentou Pezão - que foi secretário estadual de Governo durante a gestão de sua mulher, Rosinha Garotinho. O ex-governador conseguiu, na segunda-feira, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), derrubar uma condenação do TRE-RJ que lhe cassava os direitos políticos até 2011, garantindo assim sua diplomação. Ele disputou a eleição com base em uma liminar também concedida pelo TSE.
Cabral, Pezão e Garotinho integravam o mesmo grupo político até o fim de 2006. Durante a transição, no fim da gestão de Rosinha e o início da primeira administração do atual governador, desencadeou-se uma série de discussões e brigas sobre a situação financeira do Estado. A crise culminou com a saída de Garotinho do PMDB, legenda que presidia até 2009.
O ex-governador virou o principal crítico de Cabral e demonstrou força ao se eleger o deputado federal mais votado do Rio, com 695 mil votos, ajudar a eleger outros sete parlamentares e conseguir que o candidato do PR ao governo, Fernando Peregrino, ex-secretário de Rosinha e até então um desconhecido professor universitário, receber 10,81% dos votos válidos no primeiro turno da eleição em outubro.
Cabral se reelegeu com 66% dos votos válidos - melhor resultado já obtido por um candidato a governador em primeiro turno no Estado. O TRE-RJ diplomou Cabral, Pezão, Garotinho e mais dois senadores, Lindberg Farias (PT) e Marcelo Crivella (PRB), 45 deputados federais e 70 estaduais.



quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Frutas são vendidas a preço de ouro em Tóquio



No ano passado, Tóquio era a sexta cidade mais cara do mundo. Agora, passou a ser a primeira. Poucas coisas são tão caras no Japão quanto frutas. A desvalorização da moeda por causa da crise internacional fez da capital do Japão a cidade mais cara do mundo..

As vitrines são lindas, atraentes, até a gente descobrir o preço. O sapato custa o equivalente a mais de R$ 1,1 mil. Sanduíche, mais de R$ 20. Café, quase R$ 13. Um australiano visitando Tóquio disse que, além de comida, não comprou nada. “É caro demais”, ele diz.

No ano passado, Tóquio era a sexta cidade mais cara do mundo. Agora, passou a ser a primeira. No ano passado, um dólar valia 110 ienes. Agora, vale 96.O preço dos imóveis obriga a brasileira Ellen a morar num típico e minúsculo apartamento. E ainda divide com o primo, obrigado a dormir e usar o computador no único espaço que resta, a cozinha.

Quando ele está dormindo e ela quer, por exemplo, um copo de água, tem que passar por cima e ter muito cuidado na volta. O outro cômodo é quarto, escritório, sala de estar. “Quando recebo alguém, a pessoa pode sentar na minha cama, como se fosse um sofá, porque, no Japão, ninguém se importa se não tem sofá porque está todo mundo acostumado”, ela conta.

Ellen paga R$ 2,2 mil por mês de aluguel. “Eu sempre tento achar um jeitinho de economizar em outras coisas, como em alimentação ou em passeios”, ensina Ellen. Poucas coisas são tão caras no Japão quanto frutas. Em Tóquio, não existe feira como no Brasil.

A gente encontra frutas no supermercado, com preços um pouco mais razoáveis, ou em lojas, onde nada sai a preço de banana. Nem a banana, que vem embalada e é vendida individualmente. Um artigo de luxo. Uma banana custa mais de R$ 6. Cada morango é embalado como se fosse uma joia. A variedade branca, típica do Japão, sai por R$ 20 cada um. E o melão, mais de R$ 500.

Nada bate a linda caixa de cerejas: mais de R$ 760. Um casal italiano viu, gostou, mas não levou nada. “Tudo em Tóquio custa 40% a mais do que na Itália”, afirma a italiana.

Frutas são geralmente compradas para dar de presente e ganham uma embalagem caprichada, a altura do preço.


Quanto custa morar sozinho fora do Brasil?



Mais de 1200 mil Brasileiros foram Morar fora em 2009; Tire suas dúvidas
O número é 30% maior que 2008 e Inclui gente que foi estudar ou trabalhar no exterior.
 
Falar um novo idioma, incrementar o currículo, conhecer outra cultura ou apenas rodar o mundo. Se algum desses itens está na sua lista de desejos, fazer intercâmbio é um caminho para realizá-los.

Cada vez mais procurado no país – em 2009, 1200 mil brasileiros embarcaram em viagens do gênero, 30% a mais do que em 2008, segundo a Belta (associação nacional de agências de intercâmbio) –, o intercâmbio pode proporcionar não só as vantagens listadas como, na volta para casa, valorizar seu passe no sempre concorrido mercado de trabalho. Mas como funciona? Conheça respostas para essas e outras dúvidas e já vá preparando as malas.

1. Por que vale a pena fazer?
Quem volta de um intercâmbio ganha mais destaque na disputa por um emprego. Além de o currículo mostrar conhecimento de outro idioma (lembre-se de que falar inglês é mais do que desejável), indica que você teve contato com uma realidade diferente da que vive no Brasil e, provavelmente, superou obstáculos.

2. O que é necessário para embarcar?
Existem três itens essenciais: passaporte, visto de entrada no país escolhido (que pode variar de categoria caso você queira trabalhar lá) e muita disposição para vivenciar outra cultura falando um novo idioma.

3. Quanto tempo se leva, em média, para conseguir passaporte e visto?
O ideal é começar a programar a viagem e a dar entrada no pedido de passaporte e visto com dois meses de antecedência, no mínimo. Caso você pretenda viajar em dezembro ou janeiro (época de férias escolares, ou seja, alta temporada), é melhor começar a ver tudo quatro meses antes da data de embarque.

4. Que tipos de intercâmbio existem?
Eles vão desde aqueles mais curtos, com duração de duas semanas, em que se pode, por exemplo, estudar inglês vivendo em uma casa de família, até as estadias mais longas, com duração superior a três meses e que, em alguns países e dependendo do visto emitido, até deixam você trabalhar no país. Se você é universitário ou graduado, há ainda intercâmbios em que parte da faculdade é feita em uma instituição internacional e os que proporcionam extensão da graduação – dá para fazer um curso ligado à formação que você teve no Brasil.

5. Quanto tempo, em média, dura a viagem?
O intercâmbio pode durar de duas semanas ao tempo máximo que você quiser passar longe de casa, desde que de acordo com o visto conseguido e a legislação do país escolhido. Se o que você busca é o aprendizado de outra língua, atenção ao tempo de viagem: agências especializadas afirmam que quem viaja por mais de seis meses volta falando a língua do local melhor do que quem fica menos tempo. Segundo essas empresas, um mês de intercâmbio equivale a um ano estudando em uma escola de idiomas no Brasil. Mas o nível do aprendizado pode variar de pessoa para pessoa. Fatores como conhecimento prévio do idioma, facilidade. em estudar línguas e empenho pessoal influenciam muito.

6. Que tipos de intercâmbio existem para quem está no ensino médio?
Você está no ensino médio? Dá para fazer um intercâmbio de férias, com guia e uma turma de participantes brasileiros, durante um mês. Esse programa é bom para quem planeja fazer um intercâmbio mais longo, pois serve como um treino. E é possível também estudar nos “high school” norte-americanos – muitas escolas brasileiras aceitam que o estudante faça um ano no exterior e depois consideram o período como um ano letivo nacional.

7. Quais são os países mais procurados pelos brasileiros?
Na hora de escolher o destino, os Estados Unidos ganham a preferência dos brasileiros que querem falar inglês, trabalhar ou cursar algo relacionado a sua profissão. Em seguida, estão Canadá, Inglaterra e Austrália. Quem busca aprimorar o espanhol, normalmente escolhe Espanha e Argentina.

8. Quanto custa, em média, por mês?
Se você for estudar um idioma, gastará em torno de R$ 2.700 (ou US$ 1.500) por mês, valor que inclui despesas com curso e acomodação em quarto para uma pessoa em casa de família, com duas refeições ao dia. Já se o seu objetivo é fazer um curso relacionado a sua profissão, o valor pode variar. Nos dois casos, além da verba, é bom poder contar com mais R$ 1.500 (ou US$ 800) mensais para gastos com lazer e compras. No caso dos programas conveniados com universidades, em geral, as particulares cobram valores mais altos pelo intercâmbio do que as universidades públicas. A oferta de bolsas existe e vale a pena checar junto à universidade que cursa.

9. É possível organizar a viagem sem a ajuda de agências?
Sim, mas prepare-se. A burocracia envolvida na obtenção de documentos, vistos e agendamento de escola e acomodação é grande e pode dificultar o intercâmbio. Os problemas resultantes podem ir desde a não-permissão para desembarque até a estadia em uma casa desagradável para o viajante.


San Gotardo, Suíça