domingo, 26 de dezembro de 2010

No último discurso como presidente, Lula destaca os avanços do Brasil em seu governo

Com o pedido de apoio à presidente eleita, Dilma Rousseff, “em todos
os momentos”, o presidente Lula fez uma prestação de contas à Nação em
seu último pronunciamento transmitido na noite desta sexta-feira
(23/12) em cadeia nacional de rádio e televisão.

O apoio a Dilma, disse, “também significa cobrar, na hora certa, como vocês
souberam me cobrar”. Ele pediu ainda que os cidadãos não perguntem sobre o seu
futuro, mas sim “pelo futuro do Brasil” e afirmou que sua felicidade
estará sempre ligada à felicidade do povo.

Nesta última parte da fala -- com duração de quase 11 minutos -- o
presidente se dedicou a agradecer “a vocês por terem me ensinado
muitas lições. E por terem me fortalecido nas horas difíceis e
ampliado minha alegria nas horas alegres”.

“Vivi no coração do povo e nele quero continuar vivendo até o último dos
meus dias. Mais que nunca, sou um homem de uma só causa e esta causa
se chama Brasil! Um feliz Natal e próspero Ano Novo a todos vocês e muito obrigado por tudo”, concluiu.

Lula iniciou o pronunciamento lembrando que deixará a Presidência da
República dentro dos próximos dias. Para ele, os últimos oito anos
“foram oito anos de luta, desafios e muitas conquistas. Mas, acima de
tudo, de amor e de esperança no Brasil e no povo brasileiro”.

E prosseguiu:”Com muita alegria, vou transmitir o cargo à companheira
Dilma Rousseff, consagrada nas urnas em uma eleição livre,
transparente e democrática. Um rito rotineiro neste país que já se
firmou como uma das maiores democracias do mundo.

Durante seu último discurso como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva despediu-se da nação brasileira relembrando sua trajetória de vida até o cargo mais importante do país. Segundo ele, o desenvolvimento do país foi uma conquista coletiva e seu mérito, como governante, foi 'haver semeado sonho e esperança'.

— Meu sonho e minha esperança vêm das profundezas da alma popular. Do berço pobre que tive e da certeza que, com luta, coragem e trabalho, a gente supera qualquer dificuldade. Agora, estamos provando ao mundo, que o Brasil tem um encontro marcado com o sucesso. Mostramos que é possível governar para todos — declarou.

Para ele, o Brasil venceu o desafio de crescer econômica e socialmente e provou que a 'melhor política de desenvolvimento é o combate à pobreza'.

Lula afirmou que os oito anos de seu governo foram de luta, desafios e conquistas e pediu aos brasileiros apoiassem à nova presidenta, Dilma Rousseff.

— Dentro de poucos dias, deixo a Presidência da República. Com muita alegria, vou transmitir o cargo à companheira Dilma Rousseff, consagrada nas urnas em uma eleição livre, transparente e democrática. Um rito rotineiro neste país que já se firmou como uma das maiores democracias do mundo — disse.

Em tom de despedida, o presidente agradeceu à confiança da nação brasileira e afirmou que sairá do governo para 'viver a vida das ruas'.

— Agradeço a vocês por terem me ensinado muitas lições. Homem do povo que sempre fui, serei mais povo do que nunca, sem renegar o meu destino e jamais fugir à luta — afirmou.

No entanto, ele evitou falar sobre o que fará após deixar a presidência.

— Não me perguntem sobre o meu futuro, porque vocês já me deram um grande presente. Perguntem, sim, pelo futuro do Brasil e acreditem nele. Minha felicidade estará sempre ligada à felicidade do meu povo — ressaltou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário