quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Rajmohan Gandhi em visita ao Brasil



"Nosso desafio é tornar-nos participantes ativos e visíveis no ser, a mudança que queremos ver no mundo, buscando a cada dia, como meu avô (Mahatma Gandhi) fez, com fé inabalável, a sabedoria transcendente, os sussurros da voz interior da consciência, o impulso divino dentro de cada um de nós". Rajmohan Gandhi.


Depois de percorrer 13 países, chega ao Brasil, para uma série de eventos no Rio e em Petrópolis, o Prof. Rajmohan Gandhi. Acompanhado de sua esposa Uscha e de seis jovens de vários países da América do Sul e da Europa, o presidente de Iniciativas de Mudança (IdeM) Internacional foi recebido com muito carinho. Por onde passou superlotou os espaços físicos com suas palestras.


Em sua "Viagem de Diálogo e Descoberta", Gandhi se dedicou ao desafio da transformação do mundo começando por cada pessoa. Os encontros contaram com participação de vários estados brasilero. Fizeram parte da delegação: Edward Peters (Reino Unido), Fabiola Benavente (México), David Ruffim (EUA), Lena Kashkarova (Ucrânia), José Carlos Leon Vargas (México) e Killy Sanchez (Guatemala).


Gandhi e sua equipe iniciaram a viagem na África do Sul, passando pelo Quênia, Palestina, Israel, Egito, Noruega, Romênia, Ucrânia, Japão, EUA, México, Colômbia e terminou no Brasil, em junho de 2010.


O prof. visitou e fez palestras (23/6) na Associação de Moradores da Cidade de Deus (Jacarepaguá), na creche do Conjunto Habitacional Lins de Vasconcelos (Lins) e prestou homenagem a seu avô Mahatma Gandhi, na estátua erguida na Ciñelândia, Centro do Rio de Janeiro. À noite jantou com a equipe de IdeM Brasil no Hotel Abanerj (Jacarepaguá), num encontro de conhecimento.


Na quinta (24/6) pela manhã, falou para presidentes de cooperativas de taxis, no auditório da Coopataxi (Cavalcanti), onde recebeu uma grande homenagem, uma placa, que ficará definitivamente na porta de entrada da cooperativa, marcando sua presença no local. À tarde lotou a Camela Ecumênica da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), para dar sua primeira palestra, seguida de um coquetel onde cumprimentou e agradeceu a presença de todos. Depois viajou para Petrópolis, Sítio São Luiz, sede brasileira de IdeM onde seguiu a programação.


Em todos os seus encontros o Prof. Rajmohan abriu espaços para debates de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação com movimentos sociais do Rio de Janeiro e de Petrópolis.


"Viagem de Diálogo e Descoberta". O tema se caracteriza pela pluralidade e pela diversidade. Gandhi se propôs em facilitar a articulação de forma descentralizada de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo.


Em sesão solene, (25/6), no Sítio São Luiz, em nome do Prefeito Paulo Mustrangi, a Câmara Municipal de Petrópolis, Rajmohan Gandhi recebeu o título de Cidadão Petropolitano. A solenidade reuniu 150 pessoas entre autoridades civis e militares, secretariado dos governos municipal e estadual, empresários, juntamente com lideranças locais que enalteceram o trabalho do Prof. em promover a paz no mundo à frente de IdeM Internacional.


Outras atrações dividiram a programação de Gandhi no Rio e em Petrópolis, como dançarinos e capueiristas, que se apresentaram mostrando um pouco da cultura brasileira. Alunos da Epcar, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (MG), a Sra. Anna Marcondes Farias, presidente do Ceaca Vila, Centro Comunitário Lidia dos Santos levaram seus abraços à família Gandhi.


Rajmohan Gandhi é professor de pesquisas do Centro para o Sul da Ásia e estados do Oriente Médio, da Universidde de Illinois, em Urbana-Champaign, EUA. Ex-membro (1990-1992) da Rajya Sabha (Câmara Alta do Parlamento Indiano), o prof. liderou a delegação da Índia para a Comissão dos Direitos Humanos da ONU, em Genebra. No Parlamento Indiano era o organizador da comissão conjunta de todos os partidos das Duas Casas, abordando a condição de castas e as  tribos.


A partir de 1956 se associou a Iniciativas de Mudança (anteriormente conhecido como Rearmamento Moral).

Nenhum comentário:

Postar um comentário