sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal no Brasil


O Natal no Brasil, ou melhor, os natais no Brasil são uma das maiores festas de nosso país. No Rio de Janeiro existe a tradição de se montar uma árvore flutuante na Lagoa Rodrigo de Freitas (inauguração de 2004 abaixo) que é considerada a maior do mundo, a árvore tem 82 metros de altura e é iluminada por 2,8 milhões de microlâmpadas, 26 mil metros de mangueiras luminosas e oito "moving lights".

 A novidade é que os enfeites - anjos, estrelas e notas musicais - foram criados e desenvolvidos para serem bem parecidos com os da árvores caseiras. O público pode ver a árvore até o Dia de Reis, em 6 de janeiro, quando a estrutura será desmonstada.

Em São Paulo , a maior cidade do Brasil, o destaque vai para a decoração dos shoppings que concorrem entre si pela melhor decoração, merecendo destaque os temas em geral líricos do Shopping Pátio Higienópolis e as verdadeiras obras primas animadas do Shopping Iguatemi. Além disso, as ruas se iluminam e a cada ano se superam nos enfeites luminosos, propiciando ao turista um espetáculo sem precedentes, pois quase toda a grande metrópole se enfeita.

Cidades pitorescas como Campos de Jordão em São Paulo e Gramado e Canela na Serra Gaúcha enfeitam-se belamente dando um sabor europeu ao Natal brasileiro. O grande destaque é, no entanto,Gramado e Canela que preparam o Natal-Luz com enfeites geniais feitos de material reciclado com grande impacto visual. A cidade fica inteiramente decorada de luzes e o clima de sonho é garantido. A cidade tem inclusive a cidade de Papai Noel aberta o ano inteiro que é uma preciosidade em termos de aconchego e decoração, com grande destaque paraa casa de Papai Noel.

Nada se compara no entanto ao que a capital do país faz em termos de impact visual, a esplanada dos ministérios, o alto prédio do Congresso são envolvidos por belíssima decoração de luzes, verdadeiros colares de brilho que se avista de muito longe. O grande destaque é a Torre de Televisão de Brasília que é transformada em uma gigantesca árvore de Natal. Em Brasília, existe o costume da Serenata de Natal.

Um grupo de estudantes da Universidade de Brasília (de 200 a 300) saem pelas quadras da cidade à noite tocando sinos e chamando as pessoas para decerem, então brindam a todos com alegres cantos. E assim vão pela cidade a fora por dias e dias. As músicas mais pedidas são "Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel", "Dorme a Cidade"e "Cavaleiros Reis".

Os Costumes:

As decorações chegam às casas no fim de novembro/ início de dezembro, mas todo escritório e loja, também se decora. É costume haver reuniões defim-de-ano em que se promovem o Amigo Oculto (ou Secreto) em que cada um sorteia um participante e lhe compra um presente só revelando seu nome na hora de entregar, em geral por meio de dicas para que a pessoa se denuncie.

A noite ddo dia 24 é movimentada, o costume da Missa do Galo ainda existe na maioria das famílias, em especial nas pequenas e médias cidades, mais religiosas por natureza. Os presépios são parte integrante da decoração e distingue as famílias mais religiosas.

A ceia é em geral o ponto alto da noite sempre rica dentro das posses da família, sendo sempre uma oportunidade de encontro e brinde ao amor. Os pratos mais famosos são o Peru, a rabanada, o bolo de Natal, as castanhas portuguesas assadas, frutas variadas, nozes, avelãs, amêndoas e frutas passas. Alguns dizem que comer tâmaras no Natal traz boa sorte. Uvas são as frutas mais servidas.

Abrem-se os presentes após a ceia e a festa prossegue com muitos brindes e votos de Feliz Natal. A manhã seguinte é de preparação para o almoço. Muitas famílias deixam a ceia servida durante todo o dia.
Outra tradição encantadora acontece na cidade de Curitiba, capital do Paraná, ali no Palácio Avenida, onde 140 crianças, uma em cada janela do prédio compõem um dos mais surpreendentes corais do mundo.

É um Evento que traduz uma mensagem de paz e esperança, por meio do colorido de 90.000 mini-lâmpadas, shows com fogos de artifício e um coral formado por 140 crianças, cantando músicas alusivas ao natal. O tema será: "Uma História de Amor". O palácio torna-se uma verdadeira caixa de música. Dias: 4ª, 6ª e sábado às 21 horas.

O brilho da iluminação também é um dos destaques da celebração em Curitiba. O clima natalino contagia toda a cidade, e a programação se espalha por vários pontos da capital paranaense. A festa vai de 1º de dezembro a 6 de janeiro.

A primeira apresentação do coral no Palácio Avenida está marcada para o dia 2. Sempre às 21h, o show ocorre às quartas, sextas e sábados. O Auto de Natal será no dia 15, com dança folclórica, teatro e corais. Durante o dia todo, apresentações no Bosque João Paulo II.


Nenhum comentário:

Postar um comentário