domingo, 30 de janeiro de 2011

Femadum movimenta o Pelourinho



Mais conhecido bloco afro baiano, com um trabalho social e artístico reverenciado dentro e fora do Brasil, o Olodum realizou nos dias 30 e 31 de janeiro, sábado e domingo, mais uma edição do FEMADUM (Festival de Música e Artes do Olodum).  Desta vez, o evento teve um caráter especial: em meio a sua programação, houve a gravação do segundo DVD do Olodum, com participação especial do cantor jamaicano Andrew Tosh (filho de Peter Tosh, legenda internacional do reggae) e direção artística de Fernando Guerreiro.

O Femadum começou oficialmente com um coquetel no dia 29 de janeiro, sexta-feira, 20h, na Praça das Artes, no Pelourinho. No dia 30, sábado, 20h, no Largo do Pelourinho, houve a apresentação pública das músicas vencedoras para o carnaval deste ano, com show de Luis Melodia e Lazzo. Finalmente, no dia 31, domingo, também a partir das 20h, foi gravado o DVD do Olodum, comemorativo aos 30 anos do primeiro desfile do bloco afro no carnaval baiano.

Tambores, papiros e Twitter. É com esse tema, que expressa a evolução da escrita, que o Olodum vai tomar as ruas no Carnaval deste ano. Antes disso, toma conta do Largo do Pelourinho. Além da banda anfitriã, com sua marcação inconfundível, o festival teve shows com a banda de reggae Ponto de Equilíbrio,  e com os rappers Happin Hood e Afro Jhow, além do cantor inglês Geoffrey Chambers.

No sábado, a festa começou às 17 horas, apresentando as músicas vencedoras para o próximo carnaval. Entre elas, Olodum Veste Letras, de Jucka Maneiro, Sandoval e Roberto Cruz (vencedora na categoria tema), e Olodum, Meu Sincero Amor, de Zenilton Ferra e Jorge Garcia (na categoria samba poesia). Também fizeram shows neste dia Afro Jhow, a banda Dubstereo e o grupo de pagode Na Varanda.

No domingo, crianças e jovens da Escola Olodum fazem apresentação cultural, a partir das 16 horas, abrindo o caminho para o reggae da Ponto de Equilíbrio, uma homenagem ao rapper Happin Hood e show do Olodum com cantor britânico Geoffrey Chambers. Desde os anos 1980, o Femadum tem revelado compositores, como Pierre Onassis, Jau, Rey Zulu e Tatau e músicas vencedoras se tornaram hits do carnaval, como Faraó (1987) e Revolta Olodum (1990).


Nenhum comentário:

Postar um comentário