domingo, 30 de janeiro de 2011

Nasce a Devoção

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (Vista exterior)

Em 1745 a irmandade dos devotos leigos passou a se chamar de "Devoção do Senhor do Bomfim" O culto ao Senhor do Bom Jesus do Bonfim nasceu com a vinda do Capitão de Mar e Guerra, o português Theodózio odrigues de Faria, para a Bahia em 1740, quando pontificava na Igreja o Papa Bento XIV, sob o reinado em Portugal de D. João V, e governava a Colônia na Bahia o 5º vice rei.

André Melo e Castro, conde dos Galveias. Foi nesse período que o Benemérito Capitão de Mar e Guerra, pela grande devoção que tinha ao Senhor do Bonfim, através da imagem que se venera em Setúbal, Portugal, trouxe de Lisboa uma semelhante àquela, esculpida em pinho de riga, medindo 1,06 cm de altura.

Pela Páscoa da Ressurreição do Senhor, em 18 de abril de 1745, com grande festividade e à sua custa, o Capitão devoto colocou a imagem para veneração dos fiéis na Capela de Nossa Senhora da Penha de França de Itapagipe.

Naquela mesma solenidade, com a presença do arcebispo da Bahia,D. José Botelho de Matos, foi requerida licença e fundada uma irmandade de devotos leigos que, após eleição, passou a denominar-se "Devoção do Senhor do Bonfim".

Os objetivos da Devoção que, entre outros, até hoje perduram, tinham como prioridade zelar e manter o culto ao Senhor do Bonfim, filho de Deus.
Segundo os dizeres do Dr. José Eduardo Freire de Carvalho Filho, tesoureiro da Devoção de 1884 a 1934, dedicado estudioso da história da instituição, "o culto a Jesus crucificado, Senhor do Bonfim, propagou-se e tomou vulto.

Grandes romarias, desde então, sucederam-se com freqüência e as notícias de graças e milagres alcançados, corriam por todo Brasil. O Senhor do Bonfim ia aos poucos concentrando a piedade o fervor do povo baiano que passou admirá-lo como seu grande protetor".

Espalhando o culto de fé e veneração e aumentando a afluência de fiéis, decidiu o Capitão, junto aos companheiros da Devoção, construir em definitivo uma Capela.

Em 1746, foram iniciadas as obras em "local de rara beleza que fica a cavaleiro da península de Itapagipe e dá caminho parao cabo de Mont. Serrat". A sua arquitetura seguiu o modelo das igrejas portuguesas do século XVIII e XIX.

No dia 24 de junho de 1754, após a conclusão das obras internas, foi transladada a sagrada imagem da Capela da Penha para a colina do Bonfim, em que governava a Bahia o 10º  conde de Atouguia e VI vice -rei, que prestigiou a solenidade junto com a população da cidade. Após a missa festiva, foi colocada a imagem no trono em um nicho, assim como a de N. Senhora da Guia, que o devoto Capitão houvera trazido de Portugal juntamente com o Senhor do Bonfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário