Blogueiros dos quatro cantos do estado, estiveram presentes (31), na praça do Bairro Peixoto, em Copacabana. Eles foram protestar contra a tentativa de assassinato a Ricardo Gama, advogado, jornalista e blogueiro, que mantém uma página na internet onde posta vídeos, fotos e textos. Em seus artigos costuma fazer críticas aos problemas da cidade. No dia 23, pela manhã, o jornalista foi atingido por dois tiros na cabeça e um no peito. A manifestação quer chamar a atenção de todos e principalmente das autoridades de segurança pública do estado para o fato.
- Este é um movimento que vai se espalhar com a força da Internet. Éuma luta democrática que une a todos, sem nenhuma conotação políticano, pois o Rio de Janeiro tem muita tradição de luta. Aqui nasceu o Movimento das Diretas Já, a Luta contra a ditadura, a luta pela anistia e a tradição manda que o Rio vai tomar mais este movimento em suas mãos - Fernando Peregrino - Ex-Secretário de Ciencia, Tecnologia e Inovação
O atentado se deu na Travessa Moacyr Deriquem, entrada do túnel que dá acesso à Rua Santa Clara. Testemunhas disseram que os tiros foram feitos por um homem que passou num carro prata. Ricardo Gama foi levado para o hospital Copa D’Or e hoje, segundo boletim médico, seu estado de saúde é estável. Para moradores do local é considerado um dos mais tranqüilos de Copacabana.
- Nos causa espanto que o Ricardo Gama tenha sofrido atentado, seis dias após a presença do presidente dos EUA na cidade, onde o aparato policial por aqui era uma coisa enorme. Quem cometeu este atentado tinha a certeza de que nada iria lhe acontecer. O nosso papel aqui, hoje, e nos dias que hão de vir, nas várias manifestações que faremos é não permitir que esta barbárie continue a acontecer no Rio. Não vai dormir o autor do atentado e muito menos o mandante. Não podemos nos calar - Nayt Júnior.
Cidade do Rio de Janeiro, Copacabana, Bairro Peixoto, à menos de 500 metros do 19º PBM, um cidadão é baleado. Isso porque ele se manifesta, jornalisticamente através de seu blog, seu meio de comunicação, contra o governo do estado do Rio de Janeiro. Isso é muito grave!
- Nós temos algumas certezas neste ano. A primeira que foi atentado. Não resta a menor dúvida. A segunda certeza, alguém queria calar a voz dele. O blogueiro é um crítico mais feroz do atual governador e do prefeito do Rio. Não podemos dizer que este crime teve conotação política, mas também não podemos descartar esta conotação. Enquanto a Polícia Civil não conseguir esclarecer a autoria e entregar ao Poder Judiciário os responsáveis por este crime, todas as possibilidades devem ser analizadas. Inclusive a de ser um crime político - Cel. Paulo Ricardo Paúl – Professor e Coronel.
O povo do Rio quer que as instituições como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil, a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) a Secretaria de Segurança e a Polícia Civil se manifestem. Percebemos que toda a estrutura do governo do estado está bloqueada sobre este caso para a população e nós queremos acompanhar as investigações. É bom que se diga que o Ricardo Gama não morreu e terá como identificar os seus agressores. Nós queremos que eles sejam presos.
- Eu acho que o aconteceu foi um atentado político. Dos 1001 vídeos que o Ricardo Gama tem todos eles batem no Governador e no Prefeito do Rio – Gina.
Esta manifestação visa romper com com esta barreira, buscando o mínimo de informação, que possa esclarecer esse atentado grave. Entendemos que há uma semana atrás foi o Ricardo Gama, mas amanhã poderá ser eu, você ou qualquer outro blogueiro que se ponha a falar contra as políticas do atual governo do estado. O próximo encontro do movimento Não Toquem Nos Blogueiros será na sexta-feira (01/05), às 17 horas.
- Vim protestar contra este atentado covarde contra o bloqueiro Ricardo Gama, que é um cara que tem denunciado dentro de seu blog, um monte de arbitrariedade que acontece, principalmente a banda podre dentro da polícia. Acho um absurdo essa tentativa de calar este – Blog Inteligência Empresarial do Jornal O Globo.